Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13296

Title: A escola, as parcerias e a mudança: teoria prática de um estudo empírico
Authors: Estaço, Isabel Maria Ramos
Advisors: Canário, Rui
Keywords: Ensino especial
Administração escolar
A escola
Issue Date: Sep-1998
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Em torno dos conceitos de parceria e mudança, situados no universo do sistema educativo e radicados no campo melo da escola, desenvolvem-se as questões centrais deste estudo. Entrecruzados estes conceitos com os de desenvolvimento e de local abriu-se o espaço-tempo de um estudo de caso múltiplo que procurou dar visibilidade a uma situação de relacionamento de cinco estabelecimentos de ensino de uma região periférica - o Alentejo - com os contextos locais em que estão inseridos, através do desenvolvimento de dispositivos de partenariado. Sendo tributário das correntes de investigação sociológica - que, aliando e articulando as perspectivas do sistema e do actor, permitem quer a apreensão da escola como uma organização social (encarando-a como um construído social, singular e contingente, capaz de construir a sua própria identidade) quer a sua apreensão como sistema de acção concreta, susceptivel de desenvolver novas lógicas de territorialização das políticas e das práticas educativas - o presente estudo faz uma abordagem relacional do real, procedendo a uma interrogação sistemática sobre cinco escolas básicas e secundárias, focalizada no campo das práticas sociais - as práticas de parceria; pretende dar inteligibilidade a práticas educativas singulares, elucidando a complexa relação entre o mundo da teoria e o mundo da prática; e procura aceder a uma reflexão analítica sobre modalidades e redes de parceria no quadro de políticas educativas de âmbito local. Construído, metodologicamente, com base em linguagens e em diálogos, constitui-se como um trabalho de composição de formas discursivas (os discursos dos actores directamente envolvidos nas práticas de parceria) e deseja delinear um contributo para a questão da mudança, necessária e incontornável, das nossas escolas. ### Abstract - The central questions of this study unfold around the ideas of partnership and change within the educational system and the school context. At the intersection of these concepts with those of development and place was the space and time for a multiple case study which endeavors to show the relationship of five schools of an outlying area – the Alentejo - with the local communities, by means of the development partnership mechanisms. Following trends in sociological investigation this study has a relational approach to reality. These trends join and articulate perspectives and allow one to understand school as a social organization (a social, singular and contingent entity, able to create its own identity). They also allow one to perceive school as a concrete system of action, susceptible of developing new ways of generating policies and educational practices. In order to do this the study carries out a systematic questioning of five primary and secondary schools. The focus in on social practice - the practice of partnership; it aims at making intelligible certain educational applications as well as the complex relation between theory and practice; it strives to reflect analytically on methods and partnership networks within the local educational policies. Dialogues were at the base of its writing. It is composed of discursive forms (the discourse of the people directly involved in partnership practice). It is hoped it will contribute to the necessary and unavoidable changes in our schools.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13296
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Isabel Maria Ramos Estaço - Tese de Mestrado - Anexos - 103 080.pdfAnexos9.28 MBAdobe PDFView/Open
Isabel Maria Ramos Estaço - Tese de Mestrado - 103 080.pdf15.12 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois