Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13281

Title: Casar à distância: os anúncios do "Diário de Notícias" (1947-1996)
Authors: Costa, Ana Maria Cardoso Ferreira da
Advisors: Ramos, Francisco Martins
Keywords: Sociologia
Demografia
Família e população
Issue Date: 1999
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Introdução - Nesta Dissertação de Mestrado em Sociologia, variante Família e População, a defender na Universidade de Évora, resolvi dedicar a minha atenção e o meu estudo ao pequeno anúncio do "Diário de Notícias", seleccionando todos aqueles cujo conteúdo está ligado a casamentos. Ao percorrer as páginas do "Diário de Notícias", é verdade que desde sempre me atraiu a atenção o número imenso de pequenos anúncios de casamento e a variedade do seu conteúdo. O tema CASAMENTO é um tema que se insere, como sabemos, na variante sociológica, Família e População, pelo que considerei do máximo interesse estudar este tema, visto numa perpectiva de imprensa escrita, e, mais propriamente, através dessas janelas abertas para o mundo, que são efectivamente os pequenos anúncios do "Diário de Notícias". Escolhi esta perspectiva jornalística, porque não descobri qualquer tipo de investigação que se debruçasse sobre este tema desta forma. Daí o ineditismo do trabalho ter funcionado como um pólo atractivo para a sua realização. O período que escolhi para a recolha do "corpus documental" foi a 1ª semana de Novembro de 1947-1957-1967-1977-1987-1996, o que permitiu ter um leque bastante amplo de informação. A escolha do mês de Novembro deveu-se ao facto de ter começado a investigação nesse mesmo mês, fazendo um recuo temporal até à década de 40. As Perguntas de Investigação, para as quais vou tentar encontrar respostas através deste estudo, são as seguintes: 1ª Regista-se uma modificação de anunciante de década para década? - 2ª Quem é que procura mais casamento, através deste método publicitário, o homem ou a mulher? - 3ª Existe uma alteração dos valores que se assumem e que se procuram ao longo destas décadas? Através desta investigação traçarei o perfil do anunciante do "Diário de Notícias", entre 1947 e 1996. Vou dividir este trabalho de Investigação no Capítulo I: "Os Mass Media e a Imprensa", que vai servir para chamar a atenção para o papel dos "Mass Media" e, em particular da Imprensa, na vida em sociedade do homem. Como aconteceu com outras invenções tecnológicas, os "Media" suscitaram, desde o seu aparecimento, um grupo de defensores entusiastas; Cap.II: "Questões Metodológicas e Conceptuais", que traduzem o caminho que vou utilizar para realizar este trabalho; Cap. III: "Os Dados": porque são numerosos, resolvi apresentar apenas os dados de 1947 e 1996 neste capítulo, enquanto que todos os outros dados vão ser integrados em Anexo; Cap.IV: "Análise e Interpretação dos Dados", onde se vai construir o edifício compreensivo e epistemológico dos conteúdos presentes nesses anúncios; termino com as "Conclusões", "Bibliografia" e "Anexos".
URI: http://hdl.handle.net/10174/13281
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ana Maria cardoso Ferreira da Costa - Tese de Mestrado - 104 969.pdf7.84 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois