Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10174/13265
|
Título: | A cenografia e a ópera em portugal no século XVIII: os teatros régios: 1750-1793 |
Autor(es): | Hall, Aline Gallasch |
Orientador(es): | Nunes, Fátima Nery, Rui Vieira |
Palavras Chave: | Teatro régio Ópera, Maquinaria teatral Royal opera houses Opera Stage set designs Scenography Theatrical machinery |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade de Évora |
Resumo: | Este trabalho está dividido em duas parte: na primeira, aborda-se o processo de implementação e construção dos teatros régios em Portugal nos reinados de D- José I e de D. Maria I, como instrumento de poder político, para além de artístico. Numa segunda parte, apresenta-se o corpus das cenografias que são conhecidas em território nacional e a teorização sobre a maquinaria teatral ao serviço do poder real; ABSTACT: This work is divided in two parts, On the first part the subject of discussion is the implementation and construction of the royal theatres in Portugal during the reigning period of king José I and D. Maria I, as manifestations of artistic and political power.
On the second part of this study, we present the existent scenographical corpus and a theorization concerning theatrical machinery as a tool of the Royal authority and puissance. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13265 |
Tipo: | doctoralThesis |
Aparece nas Colecções: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.
|