Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10174/13265

Título: A cenografia e a ópera em portugal no século XVIII: os teatros régios: 1750-1793
Autor(es): Hall, Aline Gallasch
Orientador(es): Nunes, Fátima
Nery, Rui Vieira
Palavras Chave: Teatro régio
Ópera,
Maquinaria teatral
Royal opera houses
Opera
Stage set designs
Scenography
Theatrical machinery
Data: 2012
Editora: Universidade de Évora
Resumo: Este trabalho está dividido em duas parte: na primeira, aborda-se o processo de implementação e construção dos teatros régios em Portugal nos reinados de D- José I e de D. Maria I, como instrumento de poder político, para além de artístico. Numa segunda parte, apresenta-se o corpus das cenografias que são conhecidas em território nacional e a teorização sobre a maquinaria teatral ao serviço do poder real; ABSTACT: This work is divided in two parts, On the first part the subject of discussion is the implementation and construction of the royal theatres in Portugal during the reigning period of king José I and D. Maria I, as manifestations of artistic and political power. On the second part of this study, we present the existent scenographical corpus and a theorization concerning theatrical machinery as a tool of the Royal authority and puissance.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13265
Tipo: doctoralThesis
Aparece nas Colecções:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RESUMO - A CENOGRAFIA E A ÓPERA EM PORTUGAL NO SÉCULO XVIII.pdf48.45 kBAdobe PDFVer/Abrir
Aline Gallasch Hall TEXTO FINAL TESE AGOSTO 2012.pdf28.6 MBAdobe PDFVer/Abrir
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, versão 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Comentários
UEvora B-On Curriculum DeGois