Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13059

Title: Professor-profissional versus profissional-professor: um diagnóstico avaliativo do perfil, habilitação e atuação de docentes no ensino superior brasileiro
Authors: Matos, Benedito de Sousa
Advisors: Neto, António José dos Santos
Keywords: Ensino superior
Formação profissional
Profissional docente
Higher education
Professional training
Higher education professor
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo teve como objetivo investigar a coexistência de diferentes perfis de docentes em atuação no ensino superior brasileiro, bem como os reflexos de suas atuações perante os seus alunos em cursos de graduação. Para tal, o estudo foi realizado em duas fases, a primeira com base na análise documental do Currículo Lattes de 392 docentes que atuavam em oito colegiados, de quatro diferentes áreas do conhecimento, situado em instituições dos sistemas públicos e privado de ensino superior, da cidade de Fortaleza, Brasil. Em sua segunda fase, esta investigação buscou colher através de um questionário estruturado, a opinião dos alunos 1301 alunos, dos 24 docentes selecionados na fase de caracterização do perfil dos docentes, a fim de compreender qual a opinião destes alunos quanto à contribuição que docentes com perfil Acadêmico, Profissional e Equilibrado podem ter para a sua formação no nível de graduação e na consequente inserção na profissão após a conclusão de seus cursos; Abstract: Professor-Professional versus Professional-Professor: A diagnosis to evaluate the profile, qualification and performance of professors in Brazilian higher education. The present study aimed to investigate the coexistence of different profiles of professors working in the Brazilian higher education system, as well as the consequences of their actions in sight of their students in undergraduate courses. With this purpose, the study was conducted in two phases, the first one based on documentary analysis of the National Faculty Directory (“Curriculum Lattes”) of 392 professors who worked in eight collegiate boards, from four different areas of knowledge, from both private and public institutions in Fortaleza, Brazil. In its second phase, this research sought to obtain through a structured questionnaire, information regarding opinions from 1301 students regarding the 24 professors selected in the characterization phase when profiling them, in order to understand the student‟s opinion concerning the contribution that these professors with Academic, Professional and Balanced profiles may have for their academic education at an college level and subsequent insertion into the profession after completing their courses.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13059
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO - BENEDITO MATOS VF.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open
Universidade Pública X Privada Parte 1[1].wmv349.61 MBAdobe PDFView/Open
Resposta ao Debate da ALESC sobre doutrinação marxista na es.wmv164.98 MBAdobe PDFView/Open
Qual educação Palestra no Fórum da Liberdade[39].wmv96.63 MBAdobe PDFView/Open
Olavo de Carvalho Programa Tribuna Independente (Rede Vida).wmv398.34 MBAdobe PDFView/Open
Video Institucional UFC.wmv124.38 MBAdobe PDFView/Open
Fanor Campanha Vestibular 20131.wmv25.67 MBAdobe PDFView/Open
Teoria vs Pratica.wmv12.68 MBAdobe PDFView/Open
Academicismo versus prática.wmv132.31 MBAdobe PDFView/Open
CONTROLE DE TURMAS.xlsx15.88 kBMicrosoft Excel XMLView/Open
DB QUESTIONARIO.xlsx296.28 kBMicrosoft Excel XMLView/Open
CLUSTERS CONSOLIDADOS.xlsx45.58 kBMicrosoft Excel XMLView/Open
BSU.xlsx1.39 MBMicrosoft Excel XMLView/Open
BSA.xlsx1.24 MBMicrosoft Excel XMLView/Open
BHU.xlsx313.68 kBMicrosoft Excel XMLView/Open
BEX.xlsx1.36 MBMicrosoft Excel XMLView/Open
ASU.xlsx1.4 MBMicrosoft Excel XMLView/Open
ASA.xlsx1.39 MBMicrosoft Excel XMLView/Open
AHU.xlsx1.38 MBMicrosoft Excel XMLView/Open
AEX.xlsx1.36 MBMicrosoft Excel XMLView/Open
'Tô bem, tô zen, entrei pra faculdade pelo ENEM' comercial do Ministério da Educação dá aula de com.wmv12.71 MBAdobe PDFView/Open
Carta Aberta dos Professores de Universidades Federais do Brasil à Sociedade.wmv114.07 MBAdobe PDFView/Open
Pós Graduação Unifor Direito[20].wmv67.33 MBAdobe PDFView/Open
Fanor Semana de Integração 20131.wmv139.23 MBAdobe PDFView/Open
Deputados Apoiam Gramsci nas Escolas Públicas[24].wmv293.64 MBAdobe PDFView/Open
Como Emburrecer Alunos Seguindo Antonio Gramsci Padre Paulo Ricardo.wmv16.84 MBAdobe PDFView/Open
Argumento Contra Argumento cotas nas universidades (parte 1).wmv188.42 MBAdobe PDFView/Open
A Imbecilização Desde a Infância.wmv327.63 MBAdobe PDFView/Open
Todos ao palácio UECE, URCA, UEVA 06112013[1].wmv340.9 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois