Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13031

Title: Perfil do professor angolano do ensino primário: contributo para um estudo comparativo no Município de Belas - Coégio Pitruca e Escola Pública Pedalé
Authors: Chissanguela, Tadeu Calandula
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Perfil do professor do Ensino Primário
Escola pública 1º ciclo
Escola privada 1º ciclo
Profile of primary teacher
Public school
Private school
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo tem como propósito identificar o perfil do Professor Angolano do Ensino Primário, pois é ele quem tem a missão da transmissão das bases do saber, por ser o primeiro contacto de uma criança com o ensino. Baseamo-nos num estudo local entre duas instituições, uma pública e uma privada. Assim, a presente investigação tem como principal objetivo demonstrar de forma comparativa, o perfil deste importante profissional do Ensino, tendo como base de diferenciação o trabalho do professor numa escola pública e o trabalho do professor numa escola privada, de modo a tentar, verificar as possíveis diferenças ou semelhanças entre os dois e os seus ambientes de ensino/aprendizagem. É neste cenário que colocamos o seguinte problema de investigação: Quais as diferenças e semelhanças de Perfil entre um Professor Angolano, no Ensino Primário Público e Privado? Para que se pudesse dar resposta a esta questão de investigação optámos por realizar um estudo de natureza qualitativa para o qual foi utilizado como instrumento de recolha de dados a entrevista. A formação dos professores primários deve ser repensada de forma a que seja um apoio sólido no trabalho docente. Em Angola, os professores primários, de uma forma geral, não estão suficientemente preparados para lecionar. Desmistificamos também nesta investigação a crença de que nas escolas privadas, garantem melhores condições de ensino; ABSTRACT: TEACHER PROFILE ANGOLAN PRIMARY SCHOOL: CONTRIBUTION TO A COMPARATIVE STUDY IN THE MUNICIPALITY OF BELAS - COLLEGE PITRUCA AND PEDALÉ PUBLIC SCHOOL This study aims to identify the profile of Professor Angolan Primary School, it is he who has the task of transmitting the bases of knowledge, to be the first contact with a child's education between two institutions, public and private. This research aims to demonstrate in a comparative way, the profile of this important professional education, based on differentiating the work of a teacher in a public school and the work of the teacher in a private school, check for any differences or similarities between the two environments and teaching / learning. Is this scenario, are the research problem: We wont to now the differences and similarities between an Angolan Profile teachers in Public and Private Primary Education? So, to answer this research question we have chosen the qualitative study and for instrument of collection we used the interview. The training of primary teachers should be rethought so that is a solid support in teaching. In Angola, primary teachers, in general, are not sufficiently prepared to teach. This research also demystifies the belief that the private schools ensure better teaching conditions.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13031
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Power Point Tadeu.pptx1.1 MBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
DissertaçãoTadeu_Final_Janeiro_2015.pdf973.19 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois