Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12976

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas
Authors: Sequeira, Filipe Emanuel Machado
Advisors: Vidiella, Judit
Keywords: Identidade
TIC
Literacia
DBAE
Storytelling
Educação artes visuais
Identity
ICT
Literacy
DBAE
Storytelling
Visual arts education
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Resultante do processo evolutivo da tecnologia como maior veículo de comunicação, pretendo investigar como os jovens se tornam produtores de imagens e narrativas visuais em plataformas digitais nos processos sociais de construção identitária. O objetivo é pesquisar como as redes sociais estão hoje a formar novos imaginários e conceitos de identidade, a fim de criar estratégias educacionais a por em prática em contexto educativo. Pretendo perceber como se pode utilizar metodologias educativas como o DBAE, assim como os Estudos da Cultura Visual e Literacia Visual para desenvolver competências críticas, analíticas e de comunicação visual. Repensar o currículo artístico apresenta-se como uma necessidade primária, reformulando metodologias de ensino/aprendizagem direcionadas para o uso da TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação; Abstract: Identity and representation of young people – Use of new communication technologies as producers of imaginaries and narratives Taking into account the evolutionary process of technology as a larger communication vehicle, I propose to investigate how young people become producers of images and visual narratives on digital platforms in the social processes of identity construction. The objective is to investigate how social networks are now forming new imaginaries and identity concepts in order to create educational strategies to put into practice in an educational context. I intend to understand how these, as well as Visual Culture Studies and Visual Literacy skills, can be used in DBAE educational methodologies to develop critical, analytical and visual communication Rethinking the arts curriculum is therefore a primary need, namely reshaping teaching / learning directed to the use of ICT - Information Technology and Communication.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12976
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Filipe Sequeira - Relatório.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois