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http://hdl.handle.net/10174/12960
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Title: | A avaliação do desempenho docente no contexto da escola pública brasileira: um estudo a partir das percepções dos professores de uma escola de ensino médio |
Authors: | Silva, Izabel Matos de Aguiar |
Advisors: | Neto, António José dos Santos |
Keywords: | Avaliação docente Desenvolvimento profissional Escola pública Brasil Teacher evaluation Public School Study Brazil |
Issue Date: | 2014 |
Abstract: | A presente investigação surgiu a partir da situação vivida atualmente pela educação brasileira, no que diz respeito à avaliação do desempenho docente. Pretendeu-se, em concreto, conhecer a realidade de uma escola pública no Estado do Pará, através de uma pesquisa in loco inspirada no estudo de caso, com a finalidade de perceber como, por que e com que consequências profissionais e pedagógicas os professores da referida escola eram avaliados, mesmo que fosse apenas informalmente, por aqui perpassando o alcance da questão de partida. No enquadramento conceptual de base foi explorado o tema da profissionalidade docente. Os objetivos principais do estudo permearam a análise sobre a avaliação do desempenho docente e suas finalidades, os instrumentos utilizados para tal avaliação e a relação deste procedimento com as propostas legais existentes. Para sustentar o estudo, recorreu-se a uma abordagem metodológica mista, contemplando a utilização de questionários dirigidos aos professores da escola. Espera-se que do resultado deste estudo em causa possam ser derivados valiosos contributos para uma melhor compreensão do processo de avaliação do desempenho docente no contexto da educação paraense, na medida em que o tema, até por se encontrar ainda pouco explicitado e investigado, causa polêmica quanto aos processos que têm sido utilizados e quanto às suas consequências muitas vezes injustas. Neste sentido, os resultados tenderam a apontar para a necessidade de implantação definitiva do sistema de avaliação docente formal no sistema educacional paraense; Evaluating Teacher Performance in the Context of the Brazilian Public School: a case study from the perceptions of teachers in a secondary school in Brazil.
ABSTRACT:
The present investigation arose from the situation currently experienced by Brazilian education, with regard to teacher performance assessment. It was intended, in particular, know the reality of a public school in the state of Pará, through a survey on the spot inspired by the case study in order to understand how, why and with what consequences professional and training of teachers this school were evaluated, even if they are only informally, here passing by the scope of the initial question. In the basic conceptual framework was explored the topic of teacher professionalism. The main objectives of the study permeated the analysis of teacher performance assessment and its purposes, the instruments used for the evaluation and the relation of this procedure with existing legal proposals. To support the study, we used a mixed methodological approach, contemplating the use of questionnaires for school teachers. It is expected that the results of this study concerned can be derived valuable contributions to a better understanding of teacher performance assessment process in the context of Brazilian education, insofar as the subject, even by finding poorly explained and investigated, because controversy as to the processes that have been used and as to its consequences often authoritarian. In this sense, the results tended to point for definitive implementation of formal teacher evaluation system in educional Para system. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12960 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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