Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12940

Title: Análise dos benefícios do programa de reabilitação funcional utilizado na unidade de cuidados continuados de média duração de arronches em pessoas idosas com fractura do colo femur.
Authors: Simeão, A
Raimundo, A
Pereira, C
Editors: Vila-Chã, C
Costa, M
Esteves, P
Keywords: Idade
Agilidade
Exercício Físico
Issue Date: 2014
Citation: Simeão A., Raimundo, A., Pereira C. (2014). Análise dos benefícios do programa de reabilitação funcional utilizado na unidade de cuidados continuados de média duração de arronches em pessoas idosas com fractura do colo fémur. In: Book of Abstracts of CIDESD 2014 International Congress of Exercise and Sports Performance. pp. 69. Guarda, Portugal.
Abstract: Introdução As Unidades de Cuidados Continuados de Média Duração (UCCMD) obedecem a um protocolo em que, mediante uma avaliação inicial dos pacientes, é estabelecido um plano individual e são inseridos num Programa de reabilitação até 90 dias. (Decreto-Lei 101/2006) Neste protocolo é sugerido a realização de uma avaliação após 30 dias de internamento (Girão A., 2011). O objetivo deste estudo foi analisar os Benefícios do Programa de Reabilitação Funcional praticado pela UCCMD de Arronches em Pessoas Idosas com Fratura do Colo Fémur. Metodologia Participaram neste estudo 21idosos (77± 8,4) em recuperação por fratura ao colo do fémur (17 mulheres e 4 homens). Durante 90 dias os participantes integraram o Programa de Reabilitação Funcional utilizado pela UCCMDR de Arronches. O programa engloba a intervenção Fitoterapêutica individual e a Reabilitação Psicomotora em grupo. Foram avaliadas as atividades da vida diária (AVDs) básicas usando o Índice de Barthel e as instrumentais usando o Índice de Lawton, no pré intervenção, após 30 dias de permanência no programa, e à data da alta. A comparação do comportamento das variáveis nestas três avaliações foi realizada através do Teste Friedman, seguida da comparação de pares utilizando o Teste Pairwise. Resultados Ao longo do Programa, verificaram-se melhorias significativas em todas as AVD’s básicas e instrumentais avaliadas, bem como nos scores totais do Índice de Barthel (35.7±23.7 vs. 77.4±24.3 vs. 85.9±19.5) e do Índice de Lawton (4.8±3.0 vs10.2±3.2 vs. 11.1±4.3) (p <0.05). As melhorias foram observadas após os 30 dias de intervenção para quase todas as variáveis das AVDs (p<0.05); excetuaram-se as AVDs básicas comer, beber e controlo dos esfíncteres em que as melhorias apenas se observaram da primeira para a última avaliação (p<0.05). Também foram exceção a AVD instrumental gestão da medicação onde apenas se observaram melhorias da primeira para a última avaliação e a AVD gestão do dinheiro em que apenas se encontraram diferenças entre a primeira e a segunda avaliações (p<0.05). Conclusões Com exceção das AVDs associadas às funções biológicas e as AVDs instrumentais gestão da medicação e gestão do dinheiro, as melhorias significativas na capacidade de realização nas AVD’S básicas e instrumentais ocorreram da primeira para a segunda avaliação. Estes resultados sugerem a necessidade de um incremento/ajustamento do programa quanto à sua intensidade e solicitações após os 30 dias de intervenção. Estas descobertas também sugerem uma necessidade da existência de maior preparação da alta, pois o eminente abandono da instituição poderá afetar em alguns resultados.
URI: http://www.ipg.pt/cidesd2014/
http://hdl.handle.net/10174/12940
Type: article
Appears in Collections:DES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Análise dos benefícios do programa de reabilitação funcional utilizado na unidade de cuidados continuados de média duração de arronches em pessoas idosas com fractura do colo femur.pdf211.43 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois