Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12824

Title: A Prospectiva como Metodologia de Análise e Intervenção nas Relações de Cooperação entre Municípios, no Alto Alentejo.
Authors: Balão, Ana
José, Saragoça
Keywords: Prospectiva
Municípios
Cooperação
Issue Date: 2014
Publisher: APDR
Citation: BALÃO, Ana & SARAGOÇA, José (2014). “A Prospectiva como Metodologia de Análise e Intervenção nas Relações de Cooperação entre Municípios, no Alto Alentejo”. In APDR, 20TH APDR CONGRESS Renaissance of the Regions of Southern Europe. Proceedings.
Abstract: O desenvolvimento territorial tem ocupado investigadores, políticos e, mais tardiamente, populações, em torno da problematização e da concretização de acções que visam a melhoria da qualidade de vida das populações que habitam e vivem os territórios. Nestes, os municípios são as estruturas de poder mais próximas das populações e visam, justamente, a satisfação das necessidades e a salvaguarda dos interesses dessas populações que partilham, mais ou menos fortemente, uma identidade colectiva. Tendo presente que o associativismo municipal tem vindo a ganhar protagonismo no âmbito das políticas públicas, a compreensão das relações, nomeadamente de cooperação, que os Municípios desenvolvem entre si poderá constituir-se como um factor importante para conhecer a realidade, antecipar e construir o(s) futuro(s) do Alto Alentejo. A Prospectiva, enquanto metodologia de análise e, simultaneamente, processo de intervenção que pode contribuir para responder a este empreendimento. Esta metodologia visa antecipar o futuro e potenciar uma acção colectiva fundada na apropriação da necessidade de mudança orientada para um futuro desejado. Neste processo prospectivo os actores locais assumem um papel central e encaram o futuro como múltiplo e não sujeito a qualquer determinismo fundado nos acontecimentos passados. A sua racionalidade dos actores tem capacidade para alterar os contextos de interacção, e, nessa medida, pode orientar a mudança social. Naturalmente, as relações sociais entre os actores ocorrem no quadro de um sistema de interacção complexo que depende dos valores, prioridades e interesses diversos, até conflituantes, no qual partilham e articulam conhecimentos e informação para conciliar prioridades do território e a definição de uma estratégia de futuro e de mudança da realidade actual. A metodologia prospectiva torna-se, assim, útil para potenciar o envolvimento dos actores nos processos de mudança orientada para o desenvolvimento, levando-os a reflectir, antecipar e controlar a mudança, isto é, a partir da determinação dos futuros possíveis e desejados para o território, construir políticas públicas consensualizadas. A presente comunicação procurará mostrar a utilidade da aplicação da metodologia da prospectiva estratégica para o conhecimento do sistema de relações entre os municípios, para antecipar mudanças, através do manuseamento de instrumentos capazes de identificar os factores que influenciam e permitem compreender os comportamentos e os elementos que motivam os actores a agir.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12824
ISBN: 978-989-8780-01-0
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Actas do 20 Congresso APDR (2014) - Balão e Saragoça.pdf31.64 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois