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http://hdl.handle.net/10174/12683
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Title: | Ensino Superior e a Promoção da Equidade Territorial. |
Authors: | Rego, Conceição |
Keywords: | Equidade Instituições de Ensino Superior Portugal Território |
Issue Date: | Dec-2014 |
Publisher: | FORGES |
Citation: | Rego, Conceição (2014), Ensino Superior e a Promoção da Equidade Territorial. Electronic Proceedings da 4ª Conferência FORGES, Universidade Agostinho Neto (Luanda) e Universidade Mandume Ya Ndemufayo (Lubango), 19-21 de Novembro. ISBN: 978-989-97890-4-3. |
Abstract: | A bibliografia de referência na área da economia da educação e do desenvolvimento é unânime em referir que populações com níveis de educação mais elevados podem, potencialmente, beneficiar de padrões de qualidade de vida mais altos, na medida em que os seus níveis de produtividade, de conhecimentos e de rendimentos são mais elevados. Ora, como os estabelecimentos de ensino em geral, e as instituições de ensino superior (IES) em particular, estão localizados em pontos determinados do território, é plausível que a existência destas localizações influencie a capacidade de acesso ao sistema de ensino superior. A análise da capacidade de aceder ao ensino superior é fundamental para percebermos em que medida é possível à população melhorar o seu padrão de educação formal.
Neste trabalho, desenvolvido a partir de dados para Portugal, o objectivo é, depois de discutir quais poderão ser as variáveis mais pertinentes para estudar a dimensão da equidade – nas suas vertentes económica, social e territorial -, analisar em que medida a presença de IES ao longo de todo o país melhorou a equidade territorial, na medida em que possa ter alterado o panorama das qualificações académicas no território e, correlativamente, a respectiva qualidade de vida, através da alteração do perfil de competências e de atividades produtivas desenvolvidas, tornando Portugal um país menos desigual do ponto de vista das qualificações. Através de metodologias de estatística descritiva procuraremos proceder à comparação, temporal e territorial, e ao estudo da existência de relação entre a presença de IES no território, a qualificação dos ativos, em particular, e da população em geral, e o nível global de qualidade de vida. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12683 |
ISBN: | 978-989-97890-4-3. |
Type: | article |
Appears in Collections: | ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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