Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12671

Title: Colectivacções: construir redes de formaçõ-açõ em escolas de arte e contextos locais
Authors: Vidiella Pages, judit
Editors: Eça, Teresa
Keywords: educação artística
projetos colaborativos
mediação
Issue Date: 2015
Publisher: Rede Ibero-Americana de Educação Artística
Citation: 26º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. Guimaraes 30 março a 1 junho, pp. 1-14
Abstract: A presente comunicação reconstrui um processo e projeto educativo inter e transdisciplinar ainda aberto e ativo, que começou há 2 anos numa colaboração entre uma escola da Arte (Escola Superior de Disseny i Art Llotja) e um espaço de mediação e produção artística para artistas emergentes (Sala d’Art Jove) em Barcelona. O projeto sai da necessidade de repensar o papel da formação nas Escolas da Arte, ainda centrado nos paradigmas modernistas de educação artística (Marin 1998), para abrir a formação dos professores e dos estudantes ao campo das políticas culturais de investigação, produção, comunicação e mediação com o contexto (Ellsworth 2005; Garoian 2001; Mörsch 2007). O primeiro ano começou com um projecto entre 3 cadeiras (escultura, pintura e cerâmica) sobre Cartografias urbanas. Depois da fase de investigação e análise de projetos existentes na mesma linha com artistas jovens da Sala de Arte convidados (que no mesmo ano estavam produzindo projectos artísticos com uma temática semelhante); trabalho de campo no bairro; etnografia urbana, etc. e finalizada a exposição colectiva dos projectos, o diagnóstico final conduziu-nos à necessidade de repensar a formação artística atual, individual e muito centrada na produção, para abrir a formação ao contexto: centros culturais, associações, espaços de produção, escolas de ensino secundário, etc. Com este fim, o segundo ano, houve uma continuidade e vontade de seguir com o projeto de formação transdisciplinar com o tema Património, mas abrimos um espaço para toda a comunidade educativa e artística de Barcelona, numas jornadas em uma fábrica de artes de Barcelona (Fabra i Coats) dirigida principalmente a estudantes de escolas de arte e educação secundária, com o fim de repensar questões sobre as práticas de comissariado, produção, comunicação e educação-mediação. A estrutura deste seminário de formação, tinha a intenção de abrir debates durante 3 dias com o formato de comunicações nas manhãs, e workshops de formação nas tardes, onde os projectos em curso dos estudantes de LLotja (ainda por acabar), eram analisados e discutidos com estudantes de outras escolas de Arte a partir dumas pastas educativas que criamos, e que abriam uma serie de análises e pontos críticos (criar relações com o contexto; repensar a instituição no só como caixa vazia senão como espaço de mediação; como criar articulações com os diferentes agentes e espaços; a relação entre a obra artística o projeto, e as estratégias de comunicação e mediação, etc.). A partir deste estudo de caso, a finalidade da comunicação é apresentar como marco de análise e debate a proliferação de discursos sobre a educação (Rodrigo 2012, 2010, 1008, 2007) e a ‘volta educativa’ (Rogoff 2008) nas práticas culturais; a complexidade das pedagogias culturais e as estratégias do que venho a chamar as pedagogias de contato (Clifford 1999; Vidiella 2012a, 2012b, 2010) nos espaços de formação, e as resistências e elementos a repensar como formadores de professorado e alunado na educação artística: o mito do artista génio; a individualidade da produção artística; a necessidade de experimentar com a performance para romper os momentos de resistência na aula, etc.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12671
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
actes_congres.pdf4.15 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois