Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/12628
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico |  
| Authors:  | Branco, Ana Margarida |  
| Advisors:  | Borralho, António |  
| Keywords:  | práticas avaliativas de professores avaliação das aprendizagens perceções sobre avaliação |  
| Issue Date:  | 2013 |  
| Abstract:  | Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivos a caracterização das perceções dos professores acerca de avaliação, a identificação das estratégias e instrumentos de avaliação que os professores dizem utilizar e indagar a existência de relação entre essas perceções e as suas práticas avaliativas.
Baseou-se em dados empíricos obtidos a partir da aplicação de três técnicas de recolha de dados: entrevistas, observação direta e análise documental.
Constatou-se alguma influência da tradição clássica de avaliação nas suas perceções, que se enquadram nas primeiras gerações da avaliação, onde prevalece a orientação para a classificação/ certificação em detrimento da orientação para a regulação/ melhoria das aprendizagens, sugerindo práticas avaliativas características da avaliação da aprendizagem e não da avaliação para a aprendizagem, destacando-se a tentativa das participantes em diversificar e modificar as suas estratégias e instrumentos avaliativos o que parece uma aproximação à quarta geração de avaliação. |  
| URI:  | http://hdl.handle.net/10174/12628 |  
| Type:  | masterThesis |  
| Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado PED - Formação Avançada - Teses de Mestrado CIEP - Formação Avançada - Teses de Mestrado
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |