Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12476

Title: Espaço e Design. Legibilidade é a Habitabilidade, um Apanhado Histórico-Conceptual da Verdadeira Revolução Industrial da Comunicação Impressa.
Authors: Navarro Marques, Tiago
Editors: Serrano, Maria Manuel
Neto, Paulo
Keywords: Design
Tipografia
Imprensa
Espaço urbano
Comunicação
Issue Date: May-2013
Publisher: Edições Silabo
Citation: Navarro-Marques, Tiago (2013), "Espaço e Design. Legibilidade é a Habitabilidade, um Apanhado Histórico-Conceptual da Verdadeira Revolução Industrial da Comunicação Impressa", Espaço. Perspetivas Multidisciplinares sobre a construção dos territórios (coord. Maria Manuel Serrano, Paulo Neto), Lisboa, Ed. Silabo: 183-190.
Abstract: Neste texto é confrontada a temática desta obra com a área da comunicação, na perspetiva de que tudo o que rodeia a cidade contemporânea possui uma dimensão de comunicação e recebe o tratamento estético do real e virtual. Hoje a cidade é um espaço preenchido e ativo cuja observação detalhada revela um território de produção de mensagens contra um território de circulação de signos ou, paralelamente, uma estrutura de significados contra uma estrutura de significantes. Os meios de comunicação analógicos são os principais responsáveis por este preenchimento, por esta massificação e influência no peão que habita a cidade. Numa visão tipográfica, a fórmula deste processo traduz-se na relação entre o kerning, como elemento primordial de segurança na legibilidade de uma palavra, e a projeção de um bairro na cidade. Outro exemplo paralelo, o tracking está para o bloco de texto como a urbanização está para a cidade e o cânone de Van de Graaf equivale-se à planificação do todo na cidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12476
ISBN: 978-972-618-706-6
Type: bookPart
Appears in Collections:VIS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
art_Navarro Marques_espaço e design.pdfEspaço e Design. Legibilidade é a Habitabilidade, um Apanhado Histórico-Conceptual da Verdadeira Revolução Industrial da Comunicação Impressa.278.81 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois