Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12473

Title: Teatro em tempo de escassez: recursos
Authors: Ferreira, José Alberto
Editors: Pereira, José Dantas Lima
Vieites, Manuel Francisco
Lopes, Marcelino de Sousa
Keywords: Universidade
ensino das artes
ensino do teatro
cr´tica da universidade
Issue Date: 2014
Publisher: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural
Citation: Ferreira, José Alberto (2014) «Teatro em tempo de escassez: recursos», em Pereira, José Dantas Lima, Vieites, Manuel Francisco e Lopes, Marcelino de Sousa (eds.), As Artes na Educação. Chaves, Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural: 159-168. Actas do I Congresso Internacional As Artes na Educação. Amarante, 14, 15 e 16 de Novembro de 2014.
Abstract: Num artigo que fez época, Richard Schechner apontou a necessidade de os cursos de formação universitária de teatro aprofundarem a formação humanística nos seus curricula. Tomava esta posição por entender que os cursos não tinham uma abordagem profissional(izante) e nem as Universidades tinham condições para os ministrar diferentemente, razões em que foi secundado por Bonnie Marranca, num texto em que lembrava que os alunos não são ainda, qua alunos, artistas, tendo por isso direito a um percurso com tempo reservado para reflexão e aprofundamento de matérias críticas (a que vamos chamando teóricas) e, sobretudo, a não estrangular semestre após semestre em rotinas de produção que, se os aproximam da vida profissional (seja ela qual for), também os impedem, em alguma medida, de sonhar. Estávamos em pleno nos anos 90, desde então muita coisa mudou: no mundo, na universidade, nos alunos. Mas talvez não tenham mudado as questões basilares de formação, Bolonha introduziu mudanças profundas no perfil de formação artística, quer universitária quer politécnica. As políticas do sector visam aprofundar a orientação profissionalizante e a empregabilidade tornou-se um objectivo, num tempo de competitividade capitalista, de escassez de oportunidades (também artisticas), de redução efectiva da vida cultural nacional. A este horizonte de escassez, que todos conhecemos, não são indiferentes os ensinos artísticos. Levantando questões a partir de textos de H. Giroux, J. Rancière e G. C. Spivak, ensaio aqui uma apoximação a uma utopia pedagógica que sirva a re-pensar os ensinos artísticos perante os desafios que a sociedade e a universidade enfrentam hoje.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12473
Type: article
Appears in Collections:ARC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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