Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12367

Title: Relacionamentos em sala de aula inclusiva: contributos para a avaliação do processo inclusivo da criança com perturbações do espectro do autismo
Authors: Sardinha, Susana Barradas
Advisors: Santos, Maria Graça
Keywords: Inclusão escolar
Perturbações do espectro do autismo
Relacionamento professor-aluno
Relacionamento entre pares
School inclusion
Autism spectrum disorders
Teacher-child relationships
Peer relationships
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação pretende dar um contributo para o estudo do processo de inclusão escolar de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Assim, partimos da análise do relacionamento professor-aluno, titular (n =14) e de apoio (n =10), e do relacionamento entre pares (ao nível das preferências e rejeições). Neste estudo participaram 304 crianças, 20 (6,6%) delas com PEA, a frequentar turmas (n = 14) do 1º ciclo do ensino básico. Recorremos a uma Escala de Relacionamento Professor-aluno, uma técnica sociométrica e ao Desenho da classe. Concluímos com este estudo que a qualidade de relacionamento professor-aluno está associada com a situação de PEA e ao nível de inclusão social da criança no grupo turma. Os resultados sugerem que quando a criança apresenta PEA, o professor titular percepciona um relacionamento mais conflitual e dependente. Ao nível de aceitação pelos colegas, a criança com PEA aparece numa situação inferior face às crianças da turma; ### Abstract: This research aims to contribute the study of school inclusion of children with Autism Spectrum Disorders (ASD). To this end, we start with the analysis of the relationship teacher-child, holder (n = 14) and support (n = 10), and the relationship between the pairs (in terms of preferences and rejections). The research is 304 children, 20 (6,6%) them with ASD, to attend classes (n = 14) of the 1st cycle of basic education. We used the teacherchild relationship scale, a sociometric technique and the classroom picture. We conclude form this study that the quality of teacher-child relationship is associated with the condition of ASD and the level of social inclusion of children in the class group. The results suggests that when children have ASD, the teacher perceives a more conflictual and dependent relationship. At the level of acceptance by the classmates, children with ASD appear to be in a disadvantage situation compared with other children in the class.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12367
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertacao_Mestrado_Susana_Sardinha.pdf16.84 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois