Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12305

Title: A influência das tecnologias de informação e de comunicação no uso da língua e suas implicações no ensino de língua portuguesa
Authors: Santos, Veraluce Lima dos
Advisors: Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Moreira, António Augusto Freitas Gonçalves
Keywords: Tecnologia de informação
Ensino de língua portuguesa
Ciências da educação
Influência das tecnologias
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Interrogação do fenômeno A Influência das Tecnologias de Informação e de Comunicação no uso da língua e suas implicações no ensino de língua portuguesa. Para desvelar esse fenômeno, construímos um coreus de estudo, constituído por 28 (vinte e oito) discursos: 14 (quatorze) foram escritos on-line, pertencentes ao gênero digital e-mail e 14 (quatorze) foram escritos off-line, e se enquadram no gênero narrativo do tipo depoimento. Todos esses discursos foram produzidos por duas turmas do ensino médio: uma da rede pública e outra da rede privada. Os discursos analisados apresentaram aspectos convergentes, ao serem explicitados à luz da Fenomenologia Hermenêutica de Paul Ricoeur. Esses aspectos convergentes foram tecidos numa rede de significações e intersignificações construída com as oito categorias que emergiram dos discursos, imbricadas umas nas outras, formando um todo coeso e harmônico. Essas categorias foram: abreviação, escrita oralizada, maiúscula, pontuação, signo de afetividade, acentuação, neologismo e estrangeirismo. Os discursos revelaram que as Tecnologias de Informação e de Comunicação estão a influenciar o uso da língua, fazendo surgir uma variante lingüística que rompe com as normas preestabelecidas de uso da língua escrita, ocasionando, assim, uma verdadeira revolução lingüística. Eles (os discursos) revelaram, também, que essa nova variante da língua portuguesa está a expandir-se para além de seu espaço de gênese – o ciberespaço, pois os textos produzidos fora da Internet já apresentam algumas marcas dessa variante, no que se refere à acentuação dos monossílabos tônicos terminados em a, ao emprego dos sinais de pontuação e das letras maiúsculas como formas de expressão da afetividade da linguagem, ao modo de representar na escrita a expressividade dos fonemas. A partir da compreensão/interpretação que a atitude de reflexão e desvelamento nos proporcionou, procuramos apontar possibilidades de integração das Tecnologias de Informação e de Comunicação, especificamente a Internet, na prática pedagógica do professor de língua portuguesa, para que o ensino/ aprendizagem da língua se torne aberto, colaborativo, construtivista e sem fronteiras definidas, como está a exigir o momento atual.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12305
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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