|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12217
|
Title: | Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio |
Authors: | Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins |
Advisors: | Nabais, João Manuel Valente |
Keywords: | Primeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB) Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC) Atividades experimentais (AE) Estudo do meio (EM) Formação de Professores Primary school (First CEB) "À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) project Experimental activities (AE) Environmental studies (EM) Teachers training |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O desenvolvimento de competências na área das ciências, alicerça-se
no primeiro ciclo do ensino básico (CEB) e reflete-se mais tarde no percurso
escolar e nas opções futuras dos nossos alunos.
Tendo como objetivo, a aquisição de pré-requisitos por parte dos alunos,
foi implementado o projeto “ À descoberta de pequenos cientistas” (PADPC)
que consistiu na aplicação de diversas atividades experimentais (AE),
relacionadas com os temas curriculares de estudo do meio (EM).
Neste trabalho, são apresentados os resultados da avaliação do
PADPC, assim como os resultados de inquéritos aplicados a professores de
algumas escolas de primeiro CEB. A implementação de AE em iniciativas do
tipo PADPC, é reconhecida pelos professores.
Não sendo referidas propostas concretas de AE, nas orientações
curriculares de EM e sendo deficitária a formação de professores, é também
apresentado o desenvolvimento de algumas dessas AE, tendo em conta
metodologias e processos cognitivos inerentes à faixa etária em estudo; ### ABSTRACT:
The development of competences in science, is based in primary
education (CEB) and it is later reflected on the academic path and students’
future options.
Having as a goal the achievement of prerequisites by students, the
project “Finding Little Scientist” (PADPC) was implemented and was based, on
the application of several experimental activities (AE), related to the
environmental studies (EM) curricular themes, in six primary schools (CEB).
PADPC’s evaluation, will be presented in this project, as well as inquiry
results made to teachers in some primary schools. AE’s implementation in
initiatives such as PADPC is acknowledged by teachers.
Given that there are no concrete AE proposals, in EM’s curricular
guidelines and given the general lack in teacher’s training, the development of
some of those AE is also presented, bearing in mind methodologies and
cognitive processes inherent to the targeted age range. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12217 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|