Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12217

Title: Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
Authors: Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins
Advisors: Nabais, João Manuel Valente
Keywords: Primeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB)
Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC)
Atividades experimentais (AE)
Estudo do meio (EM)
Formação de Professores
Primary school (First CEB)
"À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) project
Experimental activities (AE)
Environmental studies (EM)
Teachers training
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O desenvolvimento de competências na área das ciências, alicerça-se no primeiro ciclo do ensino básico (CEB) e reflete-se mais tarde no percurso escolar e nas opções futuras dos nossos alunos. Tendo como objetivo, a aquisição de pré-requisitos por parte dos alunos, foi implementado o projeto “ À descoberta de pequenos cientistas” (PADPC) que consistiu na aplicação de diversas atividades experimentais (AE), relacionadas com os temas curriculares de estudo do meio (EM). Neste trabalho, são apresentados os resultados da avaliação do PADPC, assim como os resultados de inquéritos aplicados a professores de algumas escolas de primeiro CEB. A implementação de AE em iniciativas do tipo PADPC, é reconhecida pelos professores. Não sendo referidas propostas concretas de AE, nas orientações curriculares de EM e sendo deficitária a formação de professores, é também apresentado o desenvolvimento de algumas dessas AE, tendo em conta metodologias e processos cognitivos inerentes à faixa etária em estudo; ### ABSTRACT: The development of competences in science, is based in primary education (CEB) and it is later reflected on the academic path and students’ future options. Having as a goal the achievement of prerequisites by students, the project “Finding Little Scientist” (PADPC) was implemented and was based, on the application of several experimental activities (AE), related to the environmental studies (EM) curricular themes, in six primary schools (CEB). PADPC’s evaluation, will be presented in this project, as well as inquiry results made to teachers in some primary schools. AE’s implementation in initiatives such as PADPC is acknowledged by teachers. Given that there are no concrete AE proposals, in EM’s curricular guidelines and given the general lack in teacher’s training, the development of some of those AE is also presented, bearing in mind methodologies and cognitive processes inherent to the targeted age range.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12217
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
parte 3.pdf24.79 MBAdobe PDFView/Open
parte 2 - epígrafe.pdf20.99 kBAdobe PDFView/Open
parte 1.pdf72.34 kBAdobe PDFView/Open
folha de rosto.pdf24.46 kBAdobe PDFView/Open
capa.pdf26.61 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois