Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12206

Title: Contributos para o estudo da educação ambiental no 3º ciclo do ensino básico
Authors: Maio, Vicência Maria Gancho do
Advisors: Figueira, Eduardo
Keywords: Educação ambiental
Ecologia humana
Issue Date: 1994
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Introdução - Um dos propósitos para a concretização do presente estudo prende-se com a potencial utilidade dos resultados que esta investigação vier a produzir. O interesse que a temática da Educação Ambiental vem suscitando e as preocupações educativas e sociais que lhe são inerentes, conduziram à necessidade de contribuir para o conhecimento da Educação Ambiental num contexto de Reforma Curricular. Esta dissertação, enquadrando-se no Curso de Mestrado em Ecologia Humana, do qual constitui um requisito obrigatório para a obtenção do grau de Mestre, responde também a uma outra necessidade profissional e pessoal, na medida em que a sua realização se irá traduzir num processo autoformativo, sobretudo ao nível da iniciação aos processos de investigação em educação. Em qualquer investigação, as opções e os caminhos que elas implicam envolvem sempre alguma margem de risco. A escolha do tema e a definição do objecto de estudo constituem um primeiro momento em que é preciso expormo-nos. No caso presente, a dificuldade maior resultou do facto de o campo científico em que nos situamos -Ecologia Humana- ser particularmente rico de possibilidades e, por isso, qualquer escolha deixaria para trás outras igualmente aliciantes e não menos importantes. Normalmente, o contexto e o percurso de cada investigador encarregam-se de fornecer os indícios, baseados em necessidades, interesses ou problemas da comunidade, necessários à eleição do tema a estudar. Assim aconteceu de facto. Se pela conjugação da formação académica com a actividade profissional, a temática da Educação Ambiental (de ora em diante designada, abreviadamente. por EA) surgiu quase naturalmente, já na definição do objecto e na formulação do problema a investigar o processo sofreu sucessivas aproximações até à opção que ora se apresenta. Assim, face à necessidade de conhecer o que se faz e como se faz Educação Ambiental, no quadro do sistema de ensino, e pela impossibilidade de abarcar, de todos as formas, a totalidade de tal objecto, houve também aqui, que fazer algumas opções. Neste trabalho procurar-se-á, por um lado, através da revisão da literatura. traçar o quadro teórico da EA e, por outro, fazer um estudo exploratório cujos resultados permitirão, porventura, esboçar uma "imagem", ainda que limitada. do estado da EA ao nível do 3° Ciclo do Ensino Básico. A sua estrutura inclui sete capítulos. O primeiro capítulo corresponde à introdução. No segundo capítulo encontra-se a definição do problema: identificação do problema em estudo, objectivos e perguntas de investigação. No terceiro capítulo introduzem-se as referências de base dentro do quadro teórico da Ecologia Humana. No quarto capítulo, procura-se, com base na revisão bibliográfica apresentar uma fundamentação teórica do problema, clarificar aspectos fundamentais no âmbito da Educação Ambiental (conceito, objectivos e métodos) e discutir a problemática da sua integração curricular. No quinto capítulo, descreve-se a metodologia, os procedimentos, as etapas e o contexto da investigação e também a análise e tratamento dos dados cuja interpretação constitui o sexto capítulo. No sétimo, e último, capítulo são apresentadas algumas conclusões e deixam-se algumas recomendações.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12206
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Vicência Maria Gancho do Maio - Tese de mestrado - 87 520.pdf6.05 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois