|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12205
|
Title: | O saxofone após o concerto de Jorge Peixinho 1961 |
Authors: | Pires, Ricardo João Domingues |
Advisors: | Bochmann, Christopher Consitt Massarrão, José António Pereira |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Tanto no Ensino Superior como nos Conservatórios, raramente, os alunos apresentam, nos seus exames ou recitais, obras de compositores portugueses, pois o acesso às mesmas é muito difícil. Por esta razão, este trabalho de projecto centra-se na recolha exaustiva de repertório para Saxofone Solista a partir do Concerto de Jorge Peixinho escrito para Saxofone Alto e Orquestra em 1961. A partir deste marco na História do Saxofone em Portugal muitas outras obras foram escritas. No entanto, como não foram editadas, e muitas vezes são de difícil acesso, raramente chegam aos intérpretes e, consequentemente, ao público. Considero fundamental para o desenvolvimento do repertório em Portugal fazer um levantamento e análise dessas mesmas obras e, desta forma, torná-las mais públicas e acessíveis a todos os saxofonistas e músicos em geral. De forma a facilitar a pesquisa e tornar mais simples o contacto com essas mesmas obras, desenvolvi uma classificação das mesmas por grau de dificuldade, identificando os recursos, efeitos e tendências das obras. Elaborei também um conjunto de opções para uma maior divulgação dos compositores portugueses, dado que durante a realização deste trabalho inteirei-me dos principais obstáculos no acesso a este tipo de repertório; ### Abstract:
Both in Superior Schools and Conservatories, rarely students present, in their recitals or exams, works from Portuguese composers, since the access to those works is quite hard. Therefore, this project work is focused on the exhaustive collection of Solo Saxophone repertoire since Jorge Peixinho’s Concert for Alto Saxophone and Orchestra, which was written in 1961. Since this mark in the History of the Saxophone in Portugal many other works have been written. However, since Those works haven’t been published, and many times their access is quite limited, rarely these works arrive to performers and, consequently, to the public. In order to make research easier and simplify the contact with those same works, I developed a classification according to its grade of difficulty, identifying resources, effects and trends of the works. I also worked on some options that could help promoting the works of Portuguese composers since, while making this work, I recognized the main obstacles in the access to this kind of repertoire. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12205 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|