Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12172

Title: Construção de uma solução e-Learning interactiva para a disciplina de programação
Authors: Piteira, Filipe João Coutinho
Advisors: Cunha, Luís Arriaga da
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Considerando a evolução exponencial da Internet e por sua vez das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), torna-se inevitável a constante informatização dos mais variados serviços de modo a poder fornece-los de modo prestável e eficaz, levando também a um aumento da produtividade dos mesmos. Cada vez mais surge a necessidade de romper qualquer tipo de barreiras geográficas e temporais, levando a implementação de metodologias pedagógicas inovadoras, tentando deste modo dinamizar ao máximo todo o tipo de processos de negócio. Esta revolução poderá envolver vários conjuntos de técnicas uma vez que será necessário seguir várias regras de ergonomia quanto a sua utilização,visando cativar uma vasta área de grupos sociais e oferecendo interactividade para eliminar abordagens mais monótonas. Ao longo desta tese será efectuada uma análise detalhada referente a todo o tipo de carácterísticas necessárias para obter um ambiente de e-Learning interactivo e equilibrado, tanto a nível pedagógico como funcional. Este ambiente de e-Learning terá como público alvo alunos não informáticos que pretendam adquirir conhecimentos de programação em Python, tentando manter uma postura esclarecedora e objectiva no que diz respeito aos métodos pedagógicos utilizados; ### Abstract: Considering the exponential growth of ICT (Information and Communication Technology), it is inevitable to see a widening offer of more helpful and e cient services, both in regard to its users as to its governing bodies. There is an increased need to break any kind of geographical and temporal barriers, leading to the implementation of innovative teaching methods, thereby trying to boost all kinds of business processes. This revolution will involve several sets of techniques, and will involve several rules of ergonomics in its use that must be followed in order to attract a wide area of social groups and o ering more interactive approaches to eliminate monotonous solutions. Throughout this thesis we will present a detailed analysis concerning all kinds of features needed for a balanced and interactive e-Learning environment, both pedagogical and functional. This e-learning environment has as its target students with non computer skills wishing to learn how to program in Python, trying to maintain an informative and objective stance with regard to the teaching methods used.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12172
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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