Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12157

Title: Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada
Authors: Lopes, Celestino Matondo
Advisors: Verdasca, José Lopes Cortes
Keywords: Interação família-escola
Ensino e aprendizagem
Sucesso e insucesso escolar
Interaction family-school
Teaching and learning
School success and unsucess
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente dissertação tem como tema principal a interação entre a família e escola e fundamenta-se no envolvimento dos pais na vida escolar e da escola na vida da família, tendo a criança/aluno como intermediário. A família é considerada o núcleo social, ou seja, o primeiro espaço do desenvolvimento do processo educativo, é onde se inicia a socialização da criança, dando à escola a sua continuidade e complementaridade. A interação entre a família e a escola constitui o alicerce seguro para o sucesso escolar e social da criança. Quer a família, quer a escola influenciam no sucesso ou insucesso da criança. A identificação dos mecanismos capazes de incentivar e promover a convivência sadia entre ambas é cada vez mais necessária tendo em conta a sua implicação na vida da criança. O nosso trabalho cingiu-se propositadamente ao ensino primário, por ser um nível escolar onde a criança é totalmente dependente da família, o que reforça a necessidade do seu envolvimento. Os resultados obtidos através da aplicação de questionário, mostram a necessidade de implementar políticas e mecanismos que promovam a aproximação entre a família e escola e o impacto que esta interação tem no aproveitamento escolar do aluno. A busca pelos melhores caminhos deve constituir continuamente uma aposta dos profissionais e dos pais. Cabe à escola e à família assumirem as suas funções adequadamente e interagirem para garantir o sucesso escolar e o bem-estar do aluno; ### ABSTRACT: Family-School Interaction: A Comparative Study Between Public School and Private School The dissertation upon interaction between the family and school is based on parents envolved upon school life and the school of family’s life, loving a apupil as channel. The family as social unit, the finst space of development of educative process, begins a infant in group, where the school goes on and complete. The interaction between the family and to school is the solid base the school success and social of the child. Either as school or in the society. The identification of mechanism uptomotivate and developed possibilities betewn the family and the school as useful as it can appear considering implication on the child’s life. This work is based mainey upon the primany school where the child depends upon his own family, that is increases necessities of his participation. The results goes from the questionair shaus necessity of putting ways and mechanisms that may help to approximate the school and the family, and the impact of this interaction of a pupil’s beneficts. There are some difficulties between the two parts. But the search of must constitute a gool of professional and parents. As well as the school and the family accept a their functions and communicate to guaranty a school success and the pupil’s good future.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12157
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Celestino_Final2.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois