Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12111

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender o espaço e as formas
Authors: Rebelo, Rubina Vanessa da Silva
Advisors: Canavarro, Ana Paula
Keywords: Aprendizagem da geometria
Aprendizagem da medida
Geometry learning
Measurement learning
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório refere-se ao tema “Aprender o espaço e as formas” que a aluna Rubina Vanessa da Silva Rebelo desenvolveu na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Colégio S. João de Deus e na Escola Básica do Bacelo, tomando como foco específico a exploração da Matemática na Infância, enquanto área fundamental da educação. O trabalho referido, realizado ao longo de dois semestres, teve como objetivos gerais desenvolver nas crianças a capacidade de usar a geometria que os rodeia, raciocinar e resolver problemas, explorando os conceitos e competências. Pretende-se analisar quais as aprendizagens adquiridas pelos alunos e de que forma o educador/professor pode contribuir para as crianças construírem a sua relação com a geometria e a sua observação mundo os rodeia, através se pequenos exemplos práticos. O relatório inclui, uma abordagem teórica, que incide sobre a exploração da matemática no pré-escolar, designadamente a geometria e a sua importância no quotidiano, permitindo fundamentar a proposta e as tarefas postas em prática ao longo do estágio. Com base nas observações e no relatório, conclui-se que o papel do educador/professor é fundamental na exploração da Geometria, nomeadamente para o desenvolvimento da perceção do espaço e das suas formas, quando facultadas atividades motivadoras e adequadas; Supervised Teaching Practise in Preschool and Primary School Learning about Space and Shapes ABSTRACT: The following report concerns the theme “Learning about Space and Shapes”, developed by the student Rubina Vanessa da Silva Rebelo, on Supervised Teaching Practise in Preschool and Primary school, which took place both in “S. João de Deus” Preschool and “Bacelo” Primary School. Its main focus was the development of Maths in childhood as a major educational area. The report above, made throughout two semesters, had as its general goal developing the children‟s capacity of using surrounding geometry, reasoning and problem solving, by exploring concepts and skills. It pretends to analyse the student´s obtained learning and how can the Preschool Educators/Teachers help children to improve their relationship with geometry and with their reflection about the world around, over small practical examples. The report includes also a practical approach that focus on Maths‟ development in Preschool, namely geometry and its importance in everyday life, allowing to ground what was proposed and all the tasks applied along the training period. According to the report and to what was observed, it can be reckoned that the Preschool Educator/ Teacher‟s part is essential in exploring geometry, namely to the development of space perception and its shapes, as long as he/ she presents appropriate and motivating activities.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12111
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO APRENDER O ESPAÇO E AS FORMAS.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois