|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12052
|
Title: | Relatório correspondente à unidade curricular prática de ensino supervisionada: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário do português e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
Authors: | Marques, Rute Isabel Nunes |
Advisors: | Costa, Paulo |
Keywords: | Aprendizagem LE Prática reflexivo Aprender a aprender Trabalho cooperativo Aluno autónomo Learning foreign languages Reflectice teaching practice Learning to learn Cooperative work Autonomous learner |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Atualmente, o espaço escolar e as salas de aula encerram uma multiplicidade de contextos, o conhecimento transformou-se, multiplicando-se em numerosas cadeias e o fazer docente terá de acompanhar essas transformações. Exige-se ao professor o saber manejar e otimizar uma diversidade considerável de aspetos, entre eles, os conteúdos a ensinar e a gestão da sala de aula, incluindo neste último ponto, o envolvimento dos alunos, o ir ao encontro dos seus interesses e necessidades e o tempo disponível. Tais pressupostos reclamam uma postura de investigação / reflexão acerca da circunstância pessoal / profissional e conduzem a um conhecimento essencialmente prático.
No caso particular do ensino de uma LE, importa envolver o aluno; desenvolver a sua competência comunicativa, cumprindo tarefas; promover o trabalho cooperativo e ensinar a aprender, de modo, a mostrar ao aluno que a aprendizagem de LE pode ser uma experiência enriquecedora, possibilitando o seu crescimento pessoal e social; ### ABSTRACT:
Nowadays, schools and especially classrooms contain a variety of contexts; knowledge has changed, being multiplied in a great number of different connections and make teachers will have to monitor these changes. It requires the teacher the know-how to manage and optimize a considerable diversity of aspects, among them, to teach the content and management of the classroom, including this last point, the involvement of students, to meet their needs, interests and time available. These assumptions imply an attitude that involves research / reflection on the personal / professional circumstances and lead to an essentially practical knowledge.
In the particular case of teaching a foreign language, it involves the student, developing their communicative competence, completing tasks, promoting cooperative work, learning and teaching in order to show the student that learning languages can be an enriching experience enabling his personal and social growth. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12052 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|