Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11993

Title: Avaliação do funcionamento comportamental, social e emocional em crianças residentes no Luxemburgo
Authors: Gomes, Eva de Matos
Advisors: Fernandes, Jorge Manuel Gomes de Azevedo
Abreu, Pascale Engel de
Keywords: Funcionamento comportamental e socioemocional
Infância
Pré-escola
SDQ
Luxemburgo
Behavioral
Social and emotional functioning
Infancy
Preschool
SDQ
Luxembourg
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Objetivo: Avaliar o funcionamento comportamental e socioemocional em crianças residentes no Luxemburgo; Validar o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Metodologia: Aplicação do SDQ e Caregiver-Teacher Report Form (C-TRF) numa amostra composta por 127 crianças com 4 e 5 anos (M = 60,16 meses; DP = 6,59) em 20 estabelecimentos pré­ escolares. Resultados: Uma análise fatorial exploratória do SDQ não forneceu evidência para um modelo com 5 fatores. Após expurgação dos domínios externalizantes foi possível obter uma solução trifatorial satisfatória. O a de Cronbach do SDQ revelou ser inferior a a = 0,80. A extração de um modelo fatorial válido para o C-TRF não foi possível e não foram evidenciadas diferenças significativas no funcionamento comportamental e socioemocional entre participantes com línguas maternas diferentes e entre participantes residentes em comunas urbanas vs. rurais. Conclusão: Devido à solução fatorial insatisfatória, a validação do SDQ não foi realizada. Estudos adicionais com amostras maiores são necessários; Abstract: Objectives: Assess the behavioral, social and emotional functioning in children living in Luxemburg; Validate de Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Method: Administration ofthe SDQ and Caregiver-Teacher Report Form (C-TRF) in a sample of 127 children with 4 and 5 years (M = 60,16 months; SD = 6,59) in 20 preschools of the 3 districts. Results: An exploratory factor analysis did not provide evidence for a five-factor model. A:fter the exclusion of the externalization scales, a satisfactory three-factor solution was extracted. A low Cronbach's a was obtained (a= 0,80) and no valid factor solution was extracted for the C-TRF. No significant differences in behavioral, social and emotional functioning were found between participants with different native languages and participants with residency in urban vs. rural municipalities. Conclusion: Due to the unsatisfactory factor solution, the SDQ was not validated. Additional studies with bigger samples are needed.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11993
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Avaliação do funcionamento comportamental, social e emocional em crianças residentes no Luxemburgo.pdf42.18 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois