Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11991
|
Title: | Práticas educativas familiares e padrões de vinculação: um estudo com crianças de uma escola de Évora |
Authors: | Carapinha, Maria Inês Morais |
Advisors: | Melo, Madalena |
Keywords: | Família Práticas educativas familiares Vinculação na infância Family Family and educational practices Childwood attachement |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo procura conhecer e caracterizar as práticas educativas
familiares utilizadas por progenitores, bem como a perceção que as crianças têm
dessas práticas. Serão identificados os estilos educativos predominantes e a relação
existente entre os estilos educativos e os padrões de vinculação na infância.
Realizou-se um estudo de natureza quantitativa, constituído por uma amostra
de 142 participantes (entre crianças e progenitores) de uma escola em Évora. Foi-lhes
aplicada a Escala de Identificación de “Prácticas Educativas Familiares” (PEF) e o
Inventário sobre Vinculação para a Infância e a Adolescência (IVIA), que identificam o
estilo educativo e as representações de vinculação na infância, respetivamente.
Os resultados revelaram que o estilo equilibrado é o mais utilizado pelos
progenitores, enquanto que, ao nível das crianças, verificaram-se correlações
estatisticamente significativas entre os estilos equilibrado e permissivo do pai e da
mãe e que a vinculação segura parece ser mais predominante nas raparigas; Abstract:
This study aims to understand and characterize the family educational practices
used by parents, as well as the perception that children have such practices. Will be
identified the predominant educational styles and the relationship between educational
styles and attachment patterns in infancy.
We performed a quantitative study, consisting of a sample of 142 participants
(children and parents).They were applied to two scales: Identificación de “Prácticas
Educativas Familiares” (PEF) e o Inventário sobre Vinculação para a Infância e a
Adolescência (IVIA), which identify the educational style and attachment
representations in childhood, respectively.
The results of this study showed that the authoritative style is the most
frequently used by parents, while the level of children there are significant statistically
correlations between the authoritative and permissive style of parents and that secure
attachment to be more prevalent in girls. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11991 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|