Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11962

Title: Crianças vítimas de maus-tratos: olhares e práticas de educadoras de infância
Authors: Choupana, Ana Miguel Cacheiro
Advisors: Grácio, Maria Luísa Fonseca
Keywords: Educadoras de infância
Jardim de infância
Maus tratos
Concepções
Intervenção pedagógica
Kindergarten teacher
Kindergarten
Maltreatment
Conceptions
Pedagogical intervention
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: As Educadoras de Infância são agentes privilegiados na promoção do desenvolvimento harmonioso da criança e na observação e identificação de alterações na sua aprendizagem. Neste estudo, pretendemos identificar as suas concepções sobre os maus tratos às crianças, averiguar o seu conhecimento dos indicadores, factores de risco e de protecção e conhecer a sua intervenção pedagógica com a criança maltratada. A recolha de dados foi realizada junto de trinta Educadoras de Infância da região de Évora através de um questionário com perguntas abertas e fechadas construído para o efeito. A amostra foi constituída por dois grupos de participantes com e sem tempo de serviço, já que este proporciona aos sujeitos experiências profissionais relevantes na tomada de decisões e no entendimento das situações. A análise de dados foi realizada através de metodologias qualitativas e quantitativas. Os resultados revelam que os maus tratos são entendidos como o exercício de determinadas acções negativas do adulto sobre a criança (e.g., acções de violência/agressão física e psicológica) ou omissão de determinados aspectos (e.g., cuidados básicos). Os sinais/indicadores na criança maltratada e nos pais/cuidadores, alguns factores de risco e de protecção ao nível da criança, dos pais/família e do ambiente social e cultural são também reconhecidos. A intervenção pedagógica com crianças vítimas de maus tratos apresenta perspectivas diferenciadas entre as Educadoras de Infância; ### Absttractt: The Kindergarten Teachers are privileged agents in promoting the harmonious development of children and the observation and identification of changes in their learning. In this study we identify their conceptions about child maltreatment, evaluate her knowledge about indicators and risk and protective factors and to know the pedagogical intervention with an child maltreatment. The survey was answered by thirty Kindergarten Teachers in Évora region. The sample was divided into two groups with and without time of service, because this subject provides relevant professional experience in making decisions and understanding the situations. The data analysis has been done through qualitative and quantitative procedures. The results indicates a sort of knowledge about the subject of abuse that are understood as the exercise of certain negative actions on the adult child (e.g., acts of violence physical and psychological) or the omission of certain aspects (e.g., primary care). They are also recognized signs/indicators in abused children and their parents/caregivers and risk and protective factors at the level of children, parents/family and social and cultural environment. The pedagogical intervention has however different perspectives among educators.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11962
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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