Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11880

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
Authors: Caeiro, Marta Cristina da Silva Pereira
Advisors: Folque, Maria Assunção
Costa, Maria da Conceição Leal da
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Trabalho cooperativo
Comunidade de aprendizagem
Teaching
Learning
Cooperative work
Learning communities
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório corresponde ao relato do trabalho desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), em contexto de jardim-de-infância e 1º ciclo, para a aquisição de grau mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como ponto de partida uma conceção sobre Educação e Educador/Professor, a partir do qual faço a reflecção sobre a importância destes na sociedade atual. Pretendo demonstrar a importância do trabalho cooperativo como uma forma que considero muito eficaz de aprendizagem, através das observações, experiências e interações que desenvolvi. Neste relatório desejo, também, deixar claras algumas opções pedagógicas que fui adotando, tais como a importância das vivências numa comunidade de aprendizagem, reconhecendo a criança enquanto pensador, sendo o trabalho cooperativo intrínseco a todas estas opções pedagógicas; ### Abstract: This document represents the work report developed with the Supervised Teaching Practice (STP) in the context of a kindergarten and primary school, for the master degree in Pre-School and Primary Education. This report has as its starting point in a conception of Education and Educator/Teacher, where I reflect on their importance on today's society. I intend to demonstrate the importance of the cooperative work as a form of learning which I consider very effective, through observations, experiences and interactions which I have developed. In this report I intend to also make clear some pedagogic options that I have adopted, such as the importance of experiences in learning communities, recognizing the child as a thinker, being the cooperative work intrinsic to all these teaching options.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11880
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório Final - Versão final.docx3.11 MBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois