Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11848

Title: A liderança exercida pelo Conselho Geral: o papel do líder em regime de autonomia, gestão e administração escolar: um estudo de caso
Authors: Ferreira, Pedro Manuel Gonçalves
Advisors: Sebastião, Luís Miguel dos Santos
Keywords: Liderança
Líder
Poder
Gestão
Autonomia
Visão
Motivação
Leadership
Leader
Power
Management
Autonomy
Vision
Motivation
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de Abril regulamenta o Regime de Autonomia, Administração e Gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, visa reforçar a participação das famílias e das comunidades na direcção estratégica dos estabelecimentos de ensino, favorecer a constituição de lideranças fortes e reforçar a autonomia das escolas. Este Decreto-Lei vem completar o quadro de mudanças introduzidas na organização e na autonomia dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Com o objectivo de reforçar a participação das famílias e das comunidades, promovendo a abertura das escolas ao exterior e a sua integração nas comunidades locais, institui-se um órgão de direcção estratégica designado por Conselho Geral. A presente investigação centrou-se no domínio da liderança assegurada pelo Conselho Geral, no âmbito das suas competências previstas no novo Diploma, já referenciado. Assim, pretende-se desenvolver um estudo descritivo e interpretativo sobre a liderança do Conselho Geral numa Escola Secundária. O objectivo passa por estudar a problemática da liderança exercida pelo Conselho e as percepções dos diferentes actores enquanto membros do Conselho Geral. Neste sentido torna-se importante perceber que tipo de liderança advém deste Diploma bem como a caracterização do líder do Conselho Geral e qual o seu contributo na direcção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da actividade da escola. Foi igualmente um objectivo interpretar os efeitos e influências das lideranças na cultura e no clima da escola, no comportamento e aproveitamento dos alunos, e também nas famílias e comunidades locais, analisar da questão da autonomia na transição do Decreto-Lei n.º 115-A/98, de 4 de Maio para o Decreto-Lei n.º75/2008, de 22 de Abril e identificar que vantagens e/ou desvantagens trouxe para a escola a implementação do actual Modelo de Direcção, Administração e Gestão Escolar. Tendo em conta um quadro teórico focalizado nas lideranças educativas na vertente pedagógica e de gestão e administração, e considerando os objectivos propostos para este estudo, pretendeu-se realizar uma investigação que privilegia a metodologia qualitativa. Assim, numa primeira fase, recolhemos e analisamos documentos da Escola, que nos permitiram caracterizar o seu contexto e depois realizamos entrevistas individuais ao Presidente do Conselho Geral, ao Director, a um membro do Pessoal Docente, a um membro do Pessoal Não-Docente, a um membro dos Alunos, a um membro dos Pais e Encarregados de Educação, a um membro da Autarquia e a um membro da Comunidade Local Os resultados apontam para a existência, nesta escola, de uma liderança forte do Conselho Geral, de estratégias na implementação dos poderes e de uma participação activa e dinâmica por parte de todos os membros que compõem este órgão; ### ABSTRACT: The Decree-Law nº 75/2008, of April 22th, regulates the regime of autonomy, administration and management of public institutions of pre-school, primary and secondary education, aims to strengthen the participation of families and communities in the strategic direction of the educating institutes, promotes the development of strong leadership and strengthens the autonomy of schools. This Decree-Law completes the scenario of the changes introduced in the organization and autonomy of public preschool education and elementary and secondary school. With the aim of reinforcing the participation of families and communities, promoting the opening of schools abroad and their integration into local communities, an organ of strategic supervision is established designated General Council. This research focused the field of leadership assured by the General Council, within its competences defined under the new law, already referenced. Thus, it is intended to develop a descriptive and interpretive study on leadership of the General Council in a Secondary School. The objective is to study the problematic leadership acomplished by the Council and the perceptions of the different actors as members of the General Council. In this sense, it is important to establish what type of leadership comes from this diploma as well as the characterization of the leader of the General Council and what contribution it has to the strategic supervision responsible for defining the guidelines of the school‘s activity. It was also an objective to interpret the effects and influences of leadership in the school‘s culture and climate, student‘s behavior and achievement, and also in families and local communities and to examine the issue of autonomy in the transition of Decree-Law n.º 115-A/98, from May 4th to Decree-Law nº 75/2008 of April 22th and to identify advantages and / or disadvantages brought to the school with the implementation of the current Model of School Supervision, Administration and Management. Taking into account a theoretical scenario focused on educational leadership in pedagogical and management and administration approach, and considering the goals of this study, it was intended to conduct an investigation that focuses on a qualitative methodology. In a first phase, documents from the school were collected and analysed, which allowed the characterization of the context and then interviews were conducted with the President of the General Council, the Director, a member of teaching staff, a member of the non-teaching staff, a member of the Students, a member of the Parents and Guardians, a member of the City Council and a member of the Local Community. The results indicate the existence, at this school, of a strong leadership of the General Council, of strategies in the implementation of responsabilities and an active and dynamic participation by all the members of this organ.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11848
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação_Pedro_Manuel_Gonçalves_Ferreira.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois