Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11769

Title: Relatório e ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário: Relatório apresentado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária com 3º Ciclo D. Manuel I -Beja
Authors: Casaca, Célia Alexandra Afonso
Advisors: Mira, António Ricardo
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente Relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I, em Beja. Foi seleccionada a disciplina de Espanhol - Iniciação, 7º e 11ºanos por várias razões. Em primeiro lugar, porque o 7º ano - Iniciação proporciona aos alunos um primeiro contacto com a língua castelhana, contrastando com o 11º ano - Iniciação em que os alunos já experienciam a língua pelo segundo ano. Em segundo lugar, pelo facto dos conteúdos dos programas dos respectivos anos serem motivadores e permitirem proporcionar uma variedade de actividades, exigindo a selecção e elaboração de materiais de destaque, no enquadramento da actividade lectiva, tendo em conta os diferentes interesses, motivações, necessidades e nível etário dos alunos. Por último, pelo motivo da disciplina de Espanhol, 11º ano, permitir aprofundar e introduzir vários conteúdos inerentes ao ano em que iniciaram a disciplina, desenvolvendo novas competências. Tratando-se de um exercício descritivo e reflexivo, poderá contribuir para futuros trabalhos realizados nesta área; ### Abstract: This report refers to the Practice of Supervised Teaching held at Escola Secundária c/ 3º Ciclo D. Manuel I, in Beja. The school subject – Spanish - beginners, 7th and 11th grades was selected for several reasons. Firstly, because the 7th grade- beginners provides the students with their first contact with the Spanish language, which contrasts with the 11th grade- beginners, who are in their second year of language learning. Secondly, the syllabus of both the 7th and the 11th grade are motivating and allow a wide variety of activities, which require the selection and the creation of class-related supporting and relevant materials, aimed at the interests, motivations, needs and age group of the different students. Finally, the Spanish language-11th grade enables the introduction of several contents as well as the further development of some started in the previous year/ 10th grade, thus developing new skills. As a descriptive and reflective task, it is most likely to contribute to further work undertaken in this area.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11769
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Anexos.PDF14.26 MBAdobe PDFView/Open
Relatório de Mestrado - Célia Casaca.doc306.5 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois