Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11658

Title: Estudo estatístico dos fluxos migratórios em Portugal, no período de 1991 a 2001
Authors: Ribeiro, Filipe
Advisors: Mendes, Maria Filomena
Infante, Paulo
Keywords: Migrações
Estimação Indirecta
Propensão Migratória
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Ribeiro, F: Estudo Estastístico dos fluxos migratórios em Portugal, no período de 1991 a 2001. Dissertação de Mestrado em Modelação Estatística e Análise de Dados, Universidade de Évora, Portugal.
Abstract: A falta de um registo sistemático associado à problemática das migrações resulta numa situação bastante complexa, pois torna inexequível a sua contabilização. A alternativa reside, assim, na aplicação de metodologias de estimação indirecta que nos permitam avaliar e quantificar os fluxos migratórios inter-regionais. Esta temática tem sido alvo de estudo por parte de diversos investigadores, no entanto, Andrei Rogers surge como aquele que mais se destaca, desenvolvendo, em conjunto com diversos investigadores, metodologias que nos permitem, além de analisar e quantificar indirectamente os diferentes comportamentos migratórios inter-regionais, identificar os padrões migratórios a eles associados. Por outro lado, a elaboração de uma análise estatística das migrações internas, permitir-nos-á também, complementar os resultados obtidos através das metodologias de estimação indirecta aplicadas. Deste modo, durante a elaboração deste estudo procedeu-se a uma breve introdução da temática das migrações, seguida de uma breve revisão da literatura, da estimação indirecta dos movimentos migratórios internos em Portugal Continental e uma análise estatística das já referidas migrações, utilizando metodologias como análise de regressão logística ou o teste de independência do qui-quadrado. De forma a consolidar esta dissertação foram abordados alguns aspectos teóricos sobre a metodologia aplicada, bem como algumas críticas aos resultados obtidos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11658
Type: masterThesis
Appears in Collections:SOC - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Estudo estatístico dos fluxos migratórios em Portugal.pdf1.74 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois