Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11644

Title: A Escola como observatório de diagnóstico de necessidades educativas dos alunos e formativas de agentes educativos: a importância da construção de cartas de sinais como instrumento de reorientação estratégica da acção educativa
Authors: Lopes, Carla da Conceição Pereira
Advisors: Barbosa, Luís Marques
Keywords: A escola como observatório de diagnóstico
Estratégia da acção educativa
Sociopedagogia nas organizações educativas
Educação
Issue Date: Apr-2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Convictos de que a escola deve ser um observatório de diagnóstico de necessidades educativas dos alunos e formativas dos agentes educativos, desenvolvemos a presente investigação socorrendo-nos dos princípios norteadores da Escola Sensível e Transformacionista de Barbosa. A caracterização dos fenómenos é uma etapa fundamental da processologia metodológica que desenvolvemos especificamente para as ciências da educação, tendo-se revelado fundamental na construção de um poderoso instrumento para o diagnóstico de necessidades, a saber, a Carta de Sinais. Desta ao diagnóstico de necessidades, tanto educativas como formativas, a distância encurtou, tornando-se explicitadas as necessidades que se encontravam latentes. A Carta de Sinais conduziu à construção de um outro instrumento, Carta Estratégica de Intervenção, instrumento este que parte dos sinais e das correspondentes necessidades educativas para um plano de estratégias devidamente organizadas para a intervenção, quer ao nível da sala de aula, quer ao nível da formação. Por verificarmos que muitas das necessidades educativas dos alunos se prendem com as necessidades formativas dos professores, apostou-se na satisfação das necessidades formativas destes, seguindo a processologia metodológica da Escola Sensível e Transformacionista, formando-os na Análise dos Contextos Educativos para adquirirem competências de um Agente Técnico-Crítico e Mediador do Conhecimento. Com estas novas competências, o novo agente educativo montará toda a sua pedagogia pelo sentido de ajuda, que permitirá, por um lado, ajudar o aluno na sua formação integral e, por outro, ajudar outros professores a centrara sua atenção em múltiplos universos para se responsabilizarem a integrar de forma eficaz o seu desempenho na complexa acção educativa. As suas novas competências responsabilizam-no na organização grupai dos seus pares de modo a autonomizarem-se no processo de caracterização, de organização de cartas de sinais, no diagnóstico de necessidades educativas e ainda determinando a partir delas o diagnóstico das suas próprias necessidades de auto-formação. O processo de caracterização nas ciências da educação, por nós defendido, assumiu-se uma metodologia com identidade e unidade próprias que, não pretendendo tanto a explicação dos fenómenos, vertente paradigmática positivista, procurou antes uma maior compreensão do real para melhor fundamentar mudanças de acção através de intervenções mais adequadas, abrindo espaço a uma nova discussão epistemológica das ciências da educação. ### Abstract - Aware that school must be a diagnosis observatory of the educative needs of students, and also formative needs of educational entities, we developed the present research based on the guiding principles of the Sensitive and Transformative School, by Barbosa. Behaviours characterisation is an essential stage of the methodological procedure that we develop particularly for the educational sciences, and has been revealed fundamental to build a powerful tool for the needs diagnosis, known as the Signs Card. At this point and duly clarified all kind of unknown needs, the diagnostic of educational and formative requisites became significantly simplified. The Signs Card leaded to the building of another important tool, the Strategic Intervening Card that allows to elaborate, from all kind of sings and correspondent educational needs, a plan of organized strategy to intervene inside the classroom, as well as into the formative level. As we verified that several educational needs of students are caused by diverse formative lacks of the teachers, we invested in settling the needs of those last, by following the methodological procedure of the Sensitive and Transformative School, acquainting them with the Analysis of Educational Contexture, which provides the necessary Know-how to become a Technical-Critical Agent and Knowledge Mediator. With these new capacities, the new educational agent will set up all his pedagogical methods through the sense of help allowing helping students with their whole education on one side, and on the other side, to help other professors to centre their attention on multiple areas, in order to improve their performances into the elaborated educational activity. His new qualifications make hem responsible for the group organization of his partners, seeking their own autonomy into the characterization procedure, the Signs Card organization, the educational needs diagnostic and, from that, to be able to diagnose his own formative needs. The characterization procedure that we defend in educational sciences assumed to be a methodology having its own unity and identity, that does not intent an explanation of incidents, what would be a very positive point of vim, but to search above all a better understanding of realities, to substantiate acting changes through appropriate interventions, and giving the necessary space to a new epistemological discussion about educational sciences.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11644
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Carla da Conceição Pereira Lopes - Volume II - Tese doutoramento - 164 775.pdfVolume II7.35 MBAdobe PDFView/Open
Carla da Conceição Pereira Lopes - Volume III - Tese doutoramento - 164 776.pdfVolume III5.19 MBAdobe PDFView/Open
Carla da Conceição Pereira Lopes - Volume I - Tese doutoramento - 164 774.pdfVolume I5.67 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois