|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11599
|
Title: | Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças |
Authors: | Murta, Maria Jacinta Vida-Alegre e |
Advisors: | Santos, Maria Teresa Salvador Gonçalves Duarte, Irene Borges |
Keywords: | Filosofia para crianças Novela filosófica Conto de fadas Exercício racional Actividade ética Philosophy for children Philosophycal novel Fairy tale Rational exercise Ethical activity |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Despertar para o pensar, O conto como suporte textual em Filosofia para Crianças
propõe um estudo em que se estabelece que o desenvolvimento do pensar da criança se
pode dar a partir do seu contacto com textos específicos. O estudo que fizemos
desenvolveu-se partir de uma análise de textos tendo como referências uma selecção
feita sobre a colectânea de “estórias” dos irmãos Grimm e as novelas filosóficas de
Matthew Lipman.
Partindo do pressuposto que os contos de fadas podem ser mais de que um
entretém lúdico, é na obra de Bruno Bettelheim que se revelam as possibilidades destes
que até então teriam sido ignoradas. A partir da sua análise, e encontrando a novela
filosófica desenvolvida por Matthew Lipman, propusemo-nos analisar o conto de fadas
tanto como possibilidade filosófica para a criança, como patamar para um pensar
melhor e por si mesma.
Fazendo uma análise das partes constituintes do conto de fadas e respectiva
importância para a criança encontramos neste elementos que motivam o
desenvolvimento do seu pensar.
Partes que denominámos O princípio, o meio e o fim, O mundo do faz-de-conta, E
todos viveram felizes para sempre e O recurso nos contos de fadas à metáfora, ao
simbólico e ao non-sense revelaram-se possibilidades que subtraem a criança a um
pensamento que poderia ser restrito para lhe possibilitar uma abstracção que se revela
construtiva.
Uma outra parte do trabalho incidirá especialmente sobre a obra de Matthew
Lipman, mais precisamente sobre a novela filosófica que estrutura o projecto Filosofia
para Crianças, e respectiva comparação com o conto de fadas.
Colocando-se a questão: Será que os contos de fadas contêm em si, tal como as
novelas filosóficas de Matthew Lipman, os elementos que estimulam a criança para o
pensar?
Tendo como referência teórica principalmente Bruno Bettelheim e Matthew
Lipman, entre outros, é a partir das suas obras que desenvolvemos o nosso estudo para determinar a importância do conto de fadas, ou da novela filosófica, como estímulo para
o pensar, e consequentemente para o desenvolvimento integral da criança; ### Abstract:
Awake to the think, The tale as textual support in Philosophy for Children
proposes a study which establishes that the development of the thought in the child can
be given from his contact with specific texts. The study that we have developed become
from an analysis of texts and having as references a selection made on the collection of
"stories" of the Brothers Grimm and Matthew Lipman's philosophical novels.
Based on the assumption that fairy tales may be more than an entertaining is the
work of Bruno Bettelheim which revealed the possibilities of those stories that until
then had been ignored. From his analysis, and finding the philosophical novel
developed by Matthew Lipman, we propose to analyze the fairy tale as philosophical
possibility for the child, as a base for a better thinking and for himself.
By making an analysis of the constituent parts of fairy tale and their importance
for the child we find in it elements that motivate the development of their thinking.
Parties that we have denominated The principle, The middle and the end, The world of
make-believe, And all lived happily ever after and The recourse in fairy tales to the
metaphor, the symbolic and non-sense reveled to be possibilities which subtract the
child of a thought that could be restricted to provide an abstraction that reveals itself as
constructive.
Another part of the work will focus particularly the work of Matthew Lipman,
more precisely the philosophical novel which structures the project Philosophy for
Children, and their comparison with fairy tale.
By placing the question: Is that fairy tales contain in itself, like Matthew
Lipman’s philosophical novels, the elements that encourage the child to think?
Having as theoretical reference mainly Bruno Bettelheim and Matthew Lipman, among
others, is from their works that we have developed our study to determine the
importance of the fairy tale, or the philosophical novel, as a stimulus for the think, and
therefore for the integral development of child. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11599 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|