Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11511

Title: A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar
Authors: Isaías, Emília Cristina Mamede
Advisors: Pissarra, João
Keywords: Tipos de liderança
Satisfação com o trabalho
Comportamentos de cidadania organizacional
Types of leadership
Job satisfaction
Organizational citizenship behavior
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho pretende destacar a importância da influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional no desempenho profissional. Na tentativa de desvendar algumas especificidades relacionadas com este tema pretendemos com este estudo esclarecer os efeitos das percepções de diferentes estilos de liderança no compromisso dos profissionais (docentes e não docentes) e nas diferentes dimensões da satisfação face à sua actividade profissional. Definiram-se como principais objectivos do estudo: i) Compreender as práticas de liderança do gestor pedagógico, ii) Analisar até que ponto o estilo de liderança utilizado influencia o empenho e a satisfação dos docentes e não docentes, iii) Analisar e identificar as diferentes percepções dos docentes e não docentes sobre a liderança efectuada no seu contexto escolar, iv) Relacionar os diferentes factores influenciadores no desempenho profissional dos docentes e não docentes. O quadro teórico de referência aborda os conceitos de liderança, fazendo um breve historial acerca das teorias e estilos de liderança, evidenciando os estilos de liderança transformacional, transaccional e laissez-faire, abordando ainda a satisfação com o trabalho e os comportamentos de cidadania organizacional. No quadro metodológico participam os actores integrantes de três escolas do ensino secundário c/ 3º ciclo, sendo que para tal utilizamos a técnica de amostragem de conveniência não probabilística. Foi construído um modelo de investigação, que envolveu as componentes teóricas do quadro de referência, permitindo-nos, assim, identificar o estilo de liderança predominante face à satisfação e comportamentos de cidadania organizacional verificados no seu desempenho profissional. Os resultados do estudo evidenciaram que a liderança transformacional influencia de forma significativa a satisfação profissional, verificando-se menor influência nos comportamentos de cidadania organizacional; ### The influence of Leadership on satisfaction of organizational citizenship behaviour and professional development in school context. Abstract: This work is part of a qualitative research aiming to highlight the importance of the leadership influence on satisfaction and organizational citizenship behavior in professional performance. In an attempt to reveal, with this study, some specificity related to this issue, we intend to clarify the effects of the perception of different leadership styles on performance of professionals (teachers and staff) as well as the different dimensions of their own satisfaction with work. As key objectives of the study were defined: i) Understand the leadership practices of the educational manager, ii) analyze how the used leadership style influences the commitment and satisfaction of faculty and staff, iii) Analyze and identify the different perceptions teachers and staff had on their school context, iv) Relate the different factors influencing the professional performance of teachers and staff. The theoretical framework deals with the concepts of leadership with a brief history about the theories and leadership styles, highlighting the transformational leadership styles, transactional and laissez-faire, still taking into account job satisfaction and organizational citizenship behaviors. In the methodological framework take part different perceptions of the members of three secondary schools plus 3rd cycle, using the sampling of the technique of nonprobability. A model of research was built involving the components of the theoretical framework, allowing us to identify the predominant leadership style facing satisfaction and organizational citizenship behaviors in their professional performance. The results of the present study showed that transformational leadership significantly influences job satisfaction, while a smaller influence was noticed on organizational citizenship behavior.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11511
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertacao_Emilia_Isaias.pdf586.32 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois