Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11479

Title: Avaliação externa e autoavaliação: que contributos para a implementação do programa de educação 2015?
Authors: Martins, Maria Goreti Sebastião
Advisors: Fialho, Isabel José Botas Bruno
Keywords: Avaliação externa
Autoavaliação
Autonomia e programa educação 2015
External evaluation
Self-evaluation
Autonomy
2015 program of education
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Avaliação externa e autoavaliação – que contributos para a implementação do Programa de Educação 2015? O presente trabalho propõe-se apresentar uma investigação mista, qualitativa e quantitativa, que procurou saber de que forma a avaliação externa e a autoavaliação contribuem para a implementação do Programa de Educação 2015. Esta investigação baseou-se na realização de entrevistas exploratórias aos elementos da direção de um Agrupamento de Escolas, do sul do país, seguidas da aplicação de um inquérito por questionário a docentes da Educação Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, bem como pela análise dos documentos estruturantes do Agrupamento, nomeadamente, o projeto educativo, os relatórios das avaliações externas, relatórios de autoavaliação, planos de melhoria e contratos de autonomia. Podemos concluir que a celebração de contratos de desenvolvimento e autonomia, que tiveram como requisitos devidamente legislados a autoavaliação e avaliações externas, permitiram a concretização de um conjunto de medidas que muito contribuíram para a implementação do Programa de Educação 2015; ### Abstract: External evaluation and self-evaluation - which contributions to the implementation of the Program of Education 2015? The aim of this work is to present a mixed research, qualitative and quantitative, which intends to understand the contribution of the external evaluation and self-assessment to the implementation of the Program of Education 2015. This research was based on conducting exploratory interviews to the elements of the direction of a Group of Schools, the south, followed by the application of a questionnaire to teachers of Pre-school Education, 1.º, 2.º and 3.º cycles of basic education, as well as the analysis of structural stural grouping documents, namely, the educational project, the reports of extemal assessments, self-evaluation, improvement plans and autonomy contracts. We conclude that the award of development contracts and autonomy, which had duly legislated requirements as self-assessment and external evaluations, allowed the realization of a set of measures which greatly contributed to the implementation of the Programme of Education 2015.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11479
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação Versão Final.pdfDocumento principal3.62 MBAdobe PDFView/Open
Capa e Contra Capa Goreti.pdf83.8 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois