Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11406

Title: Avaliação da aprendizagem em uma perspectiva processual: um estudo no âmbito do projecto "Vestibular Solidário"
Authors: Soares, Maria de Nazaré do Vale
Advisors: Cid, Marília Pisco Castro
Brasil, Rosa Maria de Souza
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Processo
Ressignificação
Inclusão
Assessment of learning
Process
Redefinition
Inclusion
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo teve como objetivo investigar como se desenvolve o processo avaliativo no ensino e na aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa, dentro do Projeto “Vestibular Solidário” no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Brasil). Buscou-se, nesse sentido, conhecer a proposta que era concebida como resgate de alunos que necessitavam reconstruir o seu processo de aprender e a devida inclusão desses sujeitos no contexto educacional através do ingresso nas instituições de ensino superior públicas. A investigação foi de natureza exploratória com ênfase qualitativa e abordagem descritiva, utilizando como instrumentos e técnicas de recolha de dados a observação, as conversas informais, a análise de documentos internos do Projeto e o questionário. Os instrumentos de investigação foram direcionados para alunos, professores/estagiários, técnicos e coordenador do Projeto e ainda para duas professoras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará. Na análise dos dados, optou-se por apresentar, descrever e interpretar as unidades de registro organizadas em indicadores dentro de categorias, tanto para os alunos quanto para os demais sujeitos investigados. O estudo evidencia que a relação entre o dizer e o fazer dos protagonistas da ação educativa não estava sendo alcançado. Concluiu-se também que as ações pedagógicas realizadas não eram pensadas, repensadas e organizadas por todos os segmentos, para então serem desenvolvidas e, posteriormente, rediscutidas em reuniões pedagógicas e em outros fóruns de debate com vista à tomada de decisões futuras. Por fim, dentro dessa falta de dinâmica educativa, as atividades de avaliação desenvolvidas no Projeto não valorizavam as habilidades dos sujeitos em aprendizagem para tentar alcançar os fins a que se propunha; ### ASSESSMENT OF LEARNING IN A PROCESSUAL PERSPECTIVE: A STUDY IN THE CONTEXT OF THE PROJECT ‘‘VESTIBULAR SOLIDÁRIO’’ ABSTRACT: This study aimed at investigating how assessment process in teaching and learning in the discipline of Portuguese within the Project "Vestibular Solidário" at the Federal Center of Technological Education of Pará (Brazil) was developed. It was intended, accordingly, to know the proposal conceived as a rescue for students who needed to reconstruct the process of learning and the proper inclusion of them in the educational context by entering the public higher education institutions. The research was exploratory with emphasis on qualitative and descriptive approach, using observation, informal conversations, analysis of internal documents of the Project and questionnaire as tools and techniques for data collection. The research instruments were directed to students, teachers / trainees, technicians and Project Coordinator and yet two teachers of the Faculty of Arts of the Federal University of Pará. With respect to data analysis, we chose to present, describe and interpret registration units organized into indicators and categories, both for students and for the other participants. The study shows that the relationship between the saying and doing of the protagonists of educational action was not being achieved. It was also concluded that the pedagogical actions taken were not thought out and organized by all segments, to then be developed and subsequently revisited in pedagogical meetings and other forums of discussion for future decision making. Finally, within this lack of educational dynamics, assessment activities developed in the project did not value learners’ skills in order to achieve the proposed goals
URI: http://hdl.handle.net/10174/11406
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento_Nazaré Soares.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois