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http://hdl.handle.net/10174/11396
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Title: | A identidade profissional dos psicólogos na intervenção precoce |
Authors: | Abreu, Cátia Fabiana Mendes Câmara |
Advisors: | Franco, Vítor |
Keywords: | Intervenção precoce Identidade profissional Grounded theory Early intervention Professional identity Grounded theory |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A intervenção precoce é uma prática interventiva que incide no apoio a famílias e
a crianças até aos 6 anos de idade que apresentem, ou estejam em risco de
apresentar, dificuldades no desenvolvimento. Esta prática interventiva é realizada em
equipa por vários profissionais da área da saúde, educação e segurança social, entre
eles os psicólogos. É nosso objetivo com este estudo compreender como é que o
psicólogo caracteriza a sua actividade, o seu perfil e a sua identidade profissional
neste domínio específico. Para o efeito desenvolvemos um estudo de natureza
qualitativa a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, a psicólogos
integrados em equipas de intervenção precoce da Região do Alentejo. Os dados foram
analisados com base na abordagem da Grounded Theory de Strauss e Corbin (1990).
Os resultados obtidos indicam-nos que os psicólogos não possuem, ainda, uma
identidade profissional claramente definida nas equipas de intervenção precoce; ### Professional Identity of Psychologists in early intervention
Abstract:
Early intervention is an important practice in supporting children from 0 to 6 years
old who have or are at risk manifest of developmental difficulties. This practice is
carried out by a team of various professionals in health, education and social welfare,
including psychologists. This research aims to understand how the psychologist
characterizes their activity, their profile and their professional identity in this specific
practice that is early intervention. For this purpose we developed a qualitative study.
We conducted semi-structured interviews with psychologists integrated in early
intervention teams on the Alentejo Region. Data was analyzed using the Grounded
Theory approach of Strauss and Corbin (1990). The results show us that psychologists
do not yet have a clearly defined professional identity in early intervention teams. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11396 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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