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http://hdl.handle.net/10174/11296
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Title: | Os desafios da literacia científica na formação inicial de professores de biologia e geologia: concepções e práticas de professores estagiários |
Authors: | Fialho, Isabel José Botas Bruno |
Advisors: | Trindade, Vítor Manuel de Sousa |
Keywords: | Desafios da literacia científica Formação inicial de professores Concepções práticas Professores estagiários |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Em Portugal, como em muitos outros países do mundo, vive-se um período de mudança na organização curricular do ensino básico, particularmente na área das ciências naturais. Os novos currículos reflectem as tendências actuais da educação científica, propostas por diversas organizações internacionais. Estes documentos, da política educativa, apontam para um novo paradigma do ensino da ciência assente em algumas ideias centrais das quais se destacam: "formação para a literacia científica e cidadania", a "utilização de experiências educativas activas, significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras", a "flexibilidade curricular", a "iríterdisciplinaridade", a aprendizagem construtivista", a "contextualização do ensino", a "valorização dos conhecimentos dos alunos", "a ênfase em temáticas baseadas nas relações ciência-tecnologia-sociedade e as suas interacções com o ambiente"; o "ensino centrado em competências"; a "incidência em actividades de resolução de problemas, actividades de pesquisa e actividades experimentais" e o "uso das novas tecnologias de informação e comunicação".
Um ensino desta natureza exige novas formas de estar e de agir por parte dos professores de ciências e exige uma formação adequada às novas orientações da educação científica. A investigação tem revelado, contudo, que as reformas curriculares estão votadas ao fracasso quando os professores não são envolvidos no processo de mudança e quando eles próprios não se sentem identificados como sentido das mudanças. Neste sentido, impõe-se uma intervenção ao nível da formação de professores, para encontrar vias mais ajustadas e coerentes comas novas tendências da educação científica.
O desenvolvimento teórico do nosso estudo foi estruturado tendo em vista, por um lado, proporcionar uma visão abrangente da problemática da formação inicial de professores, com particular incidência na Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, ministrada, na Universidade de Évora e, por outro lado, promovera reflexão sobre as implicações dos novos currículos do ensino básico, na formação inicial de professores de ciências.
Quanto à parte empírica do trabalho, que teve como objectivo averiguar em que medida a formação inicial de professores de ciências, na Universidade de Évora, está a preparar profissionais capazes de responder aos desafios dos actuais currículos de ciências, centrados em competências de literacia científica, procurámos fazer uma análise objectiva da
problemática da formação inicial de professores, a partir das concepções e das atitudes de
professores estagiários.
De acordo como nosso estudo, a formação de professores de ciências constitui uma das
áreas prioritárias de intervenção. Os professores revelaram concepções e atitudes
inadequadas, tanto ao nível dos objectivos da educação em ciência, como das atitudes em
relação à prática pedagógica e, ainda, no que se refere à cultura em ciência-tecnologiasociedade-
ambiente (MA). É nossa convicção que, a alteração dessas concepções e
atitudes exige uma formação assente em princípios construtivistas e práticas reflexivas e
investigativas.
Para corresponder às exigências da profissão docente no presente, e num futuro
próximo, é necessário transformara formação inicial de professores num processo com
efectiva influência no desenvolvimento das suas concepções e saberes, que contribua para a
formação de profissionais autónomos, críticos e inovadores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11296 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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