Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11262

Title: A escola como observatório de diagnóstico de necessidades de formação contínua: um estudo de caso
Authors: Casanova, Maria Prazeres Simões Moço
Advisors: Trindade, Vítor Manuel de Sousa
Keywords: Formação contínua de professores
A escola como observatório de diagnóstico
Necessidades de formação contínua
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo visa diagnosticar as necessidades de formação contínua de professores e as necessidades educativas e formativas dos alunos. Decidimos orientar o presente estudo pela abordagem qualitativa, para compreendermos o ambiente natural em toda a sua profundidade. É um trabalho de tipo ideográfico. Consideramos, também, tratar-se de um estudo de caso, porque consiste no estudo de um determinado contexto e sua interpretação. As necessidades de formação identificadas centram-se nas finalidades da escola e nas metodologias e estratégias do processo de valoração a utilizar com os alunos e por outro lado nas interacções a executar entre a escola e o meio envolvente. As necessidades de formação dos professores decorrem dos objectivos específicos definidos, assim parece-nos que nesta escola se defendem os valores preconizados na Carta dos Direitos Humanos, muito embora se afirme que o fundamento dos mesmos é a fé em Jesus Cristo e a sua vivência. Parece-nos inexistirem estratégias específicas, planeadas e coordenadas de realização do processo de valoração junto dos alunos. A estratégia definida é aproveitar todas as oportunidades para falar dos valores e que a educação em valores se faz de forma muito subtil. Parece-nos também que não existe qualquer metodologia específica da escola, é aceite que se segue uma pedagogia construtivista, simultaneamente preventiva e compensatória dos comportamentos positivos dos alunos. Os critérios usados são o diálogo, o respeito, a vivência em comunidade e a liberdade, aproveitando todas as oportunidades para ensinar e aprender. Os alunos apresentam as seguintes necessidades educativas/formativas: - assumpção da tarefa da sua própria formação humana; aprender a partilhar; aprender a estar numa relação solidária, gerada na identificação de ideais, crenças, sentimentos e/ou interesses; o desenvolvimento harmonioso e a formação religiosa. Parece-nos existirem nesta escola alguns factores, de qualidade do ensino ministrado: - a alegria e a simpatia com que, qualquer pessoa que se aproxime da escola, é acolhida; a mobilização do Corpo Docente e do Corpo não-docente para realizar as decisões da equipa directiva e de gestão; o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos de forma contínua e sistemática por um professor ou por uma equipa multidisciplinar e a tentativa de implicação dos pais e encarregados de educação no processo de aprendizagem dos seus educandos. Ousamos esperar que este nosso estudo traga uma nova luz sobre as necessidades de formação quer de professores, quer de alunos em relação a esta escola em concreto mas também que ajude outras escolas a reflectirem sobre o seu próprio Ideário e consequentemente sobre a articulação deste com o Projecto Educativo, com o Projecto Curricular e com o Projecto Avaliativo da Escola. ABSTRACT - The present study has in view to diagnose the continuous needs teacher's up-grade and the pupils shaping and educative up-grade. We decide to find one way of this case through qualitative approach to understand the natural way of it is deep. It is a kind of ideographical work. We also consider it a case of study while compromise a determinate study and argument and ifs explanation. The identified needs of up-grade will be on the other centre of the way out of the school and the methods and strategy of the value way to use with the pupils and on the other way interplay between the school and the involved mode. The teacher's up-grade will run on the specific purpose, so we think that on this school are depended the proclaimed values on the Human Right’s Letter, though we affirm that the reasonably of the same and faith in Jesus Christ and his way of living. Looks like do not exist specific strategy planned and coordinated by the pupils up-grade process and execution together. The defined strategic is to make progress of all the opportunities to talk about the values and that the education in values is dope through a subtle way. It seems to us that there is no specific school methodology, which is accepted that constructive pedagogic is followed by simultaneous preventive and compensatory by the positive pupil's behaviour. The used criterion are the respect the dialogue and the way of living inside the community and freedom turning to advantage all the opportunities to teach and learn. The pupils present the following education/formation needs: - assumed work of own human preparation; learn how to share; learn how to be jointly liable relation borne on the identification; conviction, feeling and, or profits: the harmony development and the religions building. It seems like to exist in this school some factors to supply of teaching quality wants: - the friendship and kindness with any person approached to the school is well received also; the mobilization of teaching staff and the employees to take the directive and management teams decisions; the attending of the pupils learning process it is a continuous teachers way of working with, or a multidiscipline team where the parents or who is commissioner on the learning process are involved on their students. We have the courage for waiting that our investigation bring a new insight about getting together teachers, and the pupils needs in this school in concrete„ but also that helps others schools to think about theirs own Collection of ideas and following about how to work with his Education Project, with the Curricular Project and with the Evaluation School Project.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11262
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Prazeres Simões Moço Casanova - Volume II - 157 611.pdfVolume II142.93 MBAdobe PDFView/Open
Maria Prazeres Simões Moço Casanova - Volume I - 157 610.pdfVolume I100.65 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois