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http://hdl.handle.net/10174/11254
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Title: | Concepções de professores sobre história e ensino da história. um estudo no Alentejo |
Authors: | Magalhães, Olga Maria Santos de |
Advisors: | Barca, Isabel |
Keywords: | Concepções da história Natureza do conhecimento histórico Concepções de ensino da história Didáctica da história Educação História da educação |
Issue Date: | 2000 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O estudo das concepções dos professores tem sido considerado um campo de investigação muito fecundo, se bem que ainda relativamente pouco explorado, para a compreensão da sua acção no contexto escolar.
O presente trabalho procurou investigar a(s) forma(s) como os professores de História em exercício de funções no Alentejo concebem a disciplina que leccionam e as suas preocupações relativamente ao seu ensino. Foi utilizado um questionário que visava conhecer a adesão dos professores a diferentes concepções de História e do seu ensino.
De uma forma geral, estes professores evidenciaram seis concepções distintas de História, que se designaram como a) ciência positiva, b) não ciência, c) conhecimento relativo, d) ciência global, e) ciência social e fi ciência da temporalidade, às quais aderiram de forma. desigual. Por outro lado, estes docentes manifestaram também preocupações com o ensino da História que se agruparam, igualmente, em seis conjuntos que se denominaram a) preocupações com as competências dos alunos, b) preocupações com as vivências e contextos dos alunos, c) preocupações com a neutralidade do professor, d) preocupações de tipo tradicionalista, e) preocupações com a educação para a cidra e f) preocupações instrumentais.
Os diferentes procedimentos estatísticos utilizados permitiram detectar algumas diferenças estatisticamente significativas, nomeadamente tendo em conta aspectos do percurso pessoal e profissional destes professores.
O estudo permitiu ainda apurar alguns indicadores da forma como, em situação de sala de aula, os professores escolhem documentos e materiais de apoio e como perspectivam quer a sua acção quer a dos seus alunos.
- ABSTRACT - The study of teachers' conceptions addressed to
comprehension of their action in school context has been considered
as a prolific, however fairly unexplored field of research.
This work outlines a method for identifying how History teachers,
working in the region of Alentejo, conceive both that
subject-matter and their concerns about its teaching. We have used
a questionnaire, built to find out teachers' adoption of different
conceptions of History and History teaching. Teachers in our study
exhibited six different conceptions of History classified under the
following designations: a) positive science; b) pseudoscience; c)
relativistic knowledge, d) global science, e) social science f)
temporality science. There were different levels of adhesion to
the six categories above.
On the other side teachers also revealed concerns about History
teaching which were classified in other six categories: a) concern
about students' competence; b) concern about students' life and
context, c) concern about teacher neutrality, d) concern in the
traditional way/style, e) concern about education and citizenship and
f) instrumental concern.
Statistical procedures revealed significant differences in what
refers to teachers' personal and professional development. The
study also allowed, on the one hand, to find out some indicators,
about the way how teachers select documents and other resources,
on the other hand detect how they perceive both their action and
the one of their students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11254 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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