Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11115
|
Title: | Gestão curricular local: fundamento para aquisição, desenvolvimento e valorização de competências em ciências naturais no ensino básico: a promoção da literacia científica no concelho de Alandroal |
Authors: | Orey, José Luís Lagoa de |
Advisors: | Nico, José Carlos Bravo |
Keywords: | Currículo Competências Competências e ssenciais Escolaridade básica obrigatória Literacia Perfil de competências |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O estudo que se apresenta centra-se na problemática das competências para promoção da literacia científica no final da escolaridade básica obrigatória. Fundado em princípios de flexibilidade curricular, o texto regista os resultados obtidos numa investigação que assentou, teórica e conceptualmente, em princípios de gestão curricular local.
O corpus teórico desenvolve-se em cinco capítulos. O primeiro aborda a temática do currículo e do desenvolvimento curricular. O segundo trata da gestão curricular na educação básica obrigatória. O terceiro ocupa-se da temática das competências. O quarto capítulo, refere-se às competências em literacia científica. O capítulo seguinte, fundamenta, do ponto de vista didáctico, numa matriz eminentemente CTS, o estudo empírico.
O corpus empírico, centrado, no essencial, numa abordagem de investigação-acção, encontra-se na segunda parte, com três capítulos. O primeiro refere-se à concepção e desenvolvimento da investigação. O segundo reporta-se aos resultados e o terceiro apresenta a conclusão e a discussão final.
Os resultados do estudo permitem concluir que a gestão curricular local no ensino das ciências deve valorizar ambientes formais, não formais e informais de aprendizagem. Projectos curriculares assentes em princípios de desenvolvimento curricular e de âmbito CTS, ao valorizarem as competências em literacia científica, podem contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos no final da escolaridade básica obrigatória. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11115 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|