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http://hdl.handle.net/10174/10992
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Title: | Contributos para uma Nova Didáctica da Resolução de Problemas: um estudo de orientação metacognitiva em aulas de física do ensino secundário |
Authors: | Neto, António J. |
Advisors: | Valente, Maria Odete |
Keywords: | Resolução de problemas Metacognição Aprendizagem construtivista Conceitos ciêntificos Didáctica da física Didáctica das ciências |
Issue Date: | 1995 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | "Sem resumo feito pelo autor"; - Segundo afirmava John Dewey, o acto de pensar tem mais afinidades com o fenómeno químico da combustão provocada do que com o da combustão espontânea. Na origem do pensamento, está sempre uma "perplexidade, uma confusão ou uma dúvida", isto é, um problema. A resolução de problemas constitui, nesse sentido, uma oportunidade vital na promoção e no desenvolvimento de competências de pensamento. Oportunidade que, pensando em termos didácticos, implica a transposição dos habituais procedimentos em que o quantitativo, rotineiro e reprodutivo imperam, por outros em que o qualitativo, metacognitivo e produtivo se possam afirmar.
Este trabalho refere-se a um estudo desenhado precisamente com o objectivo de investigar até que ponto é ou não possível derivar abordagens de sala de aula capazes de contribuir para que aquela transposição se efective. Configuram o trabalho duas vertentes diferenciadas mas indissociáveis:
• Uma vertente de investigação teórica, visando a construção de um referencial conceptual sólido e coerente, susceptível de conferir alguma unidade e integração a um campo dessas qualidades tão carenciado como é o da resolução de problemas.
• Uma vertente empírica destinada à validação no campo dos modelos consignados nesse referencial. Esta vertente foi desenvolvida no âmbito do programa de física (introdução à mecânica newtoniana) do 10.° ano de escolaridade, em duas escolas secundárias da cidade de Évora.
Tendo por lema a procura de complementaridades entre paradigmas diversos da investigação educacional, recusando por isso antagonismos estéreis, o estudo procurou tirar partido da conjugação dialéctica entre procedimentos de pesquisa quantitativos e procedimentos qualitativos (essencialmente entrevistas e análises de conteúdo dos materiais escritos dos alunos). A dimensão quantitativa foi suportada por um desenho de tipo quase-experimental com grupo de controlo não equivalente. Estiveram envolvidas quatro turmas completas, duas numa escola (uma funcionando de grupo experimental e outra de controlo, ambas a cargo do
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próprio investigador) e outras duas, ambas experimentais, na outra
escola, cada uma delas a cargo do respectivo professor.
A análise dos resultados obtidos parece apontar, genericamente, para uma
clara superioridade dos grupos experimentais, sendo isso particularmente
notório no que diz respeito ao reforço da competência cognitiva dos alunos
na resolução de problemas de física, sobretudo de natureza quantitativa,
e ao desenvolvimento de experiências metacognitivas e estados afectivos
particularmente favoráveis a essas tarefas; existem, por outro lado,
indícios substantivos, embora mais ténues, de alguma vantagem dos
mesmos grupos na competência em importantes estratégias metacognitivas e
na resolução de problemas de índole qualitativa.
A hipótese de partida de que uma abordagem de resolução de problemas
de física, de cunho e suporte metacognitivo, se poderia revelar uma
forma apropriada de assegurar interacção sinergética entre conceitos
científicos (conteúdos) e processos de pensamento, parece ter adquirido,
desse modo, apoio considerável. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10992 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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