Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10949

Title: Perfis de liderança em contexto escolar: delegação ou concentração de poder e seus reflexos motivacionais
Authors: Cortes, Maria de Fátima Cóias Faztudo
Advisors: Verdasca, José Lopes Cortes
Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Liderança
Motivação
Poder
Educação
Autonomia escolar
Leadership
Motivation
Power
Education
School autonomy
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: RESUMO: A cultura empresarial tornou-se extensível a outras áreas da sociedade, às escolas reconhecemos hoje uma dimensão empresarial da qual depende o sucesso educativo sendo-lhes, assim, exigidas novas competências e níveis de desempenho cada vez mais elevados, para além de uma gestão rigorosa e um funcionamento organizacional sustentado, moderno e assente em gestores atentos, informados e atualizados. A capacidade de inovação e de adaptação, são fonte real de competitividade, e o líder é um dos principais intervenientes desta mudança organizacional. Esta investigação pretende ampliar o conhecimento da relação existente entre chefias escolares e colaboradores, analisando a forma como a concentração ou a delegação de poder influenciam e / ou são fatores determinantes na (des)motivação, aferindo a dicotomia entre centralização e descentralização e a sua repercussão na governação, a caminho da autonomia educativa. Na investigação utilizou-se uma pesquisa de natureza descritiva, com recurso a uma investigação quantitativa e qualitativa; realizamos questionários aos docentes, não docentes, pais e alunos de ambos os agrupamentos escolares bem como entrevistas aos diretores dos mesmos. Podemos concluir que o líder escolar contribui fortemente para a motivação dos empregados; da sua direção apreendemos que existe um processo de influência caracterizado por um relacionamento recíproco entre líder e liderado, não necessariamente por um processo de domínio e poder, mas sim, através da cooperação e motivação dos membros; Profiles of Leadership in School Context Delegation or Concentration of Power ant Its Reflections on Motivation ABSTRACT: The corporate culture has become extended to other areas of society. Schools nowadays have achieved an entrepreneurial dimension upon which the educational success greatly depends on. Thus, they are required new skills with higher performance levels, besides a strict management and sustainable organizational functioning that is at the same time modern and based on attentive, well informed and updated managers. The capacity for innovation and adaptation are the real source of competitiveness, the leader being one of the main players of this organizational change. This research aims to enhance the knowledge of the relationship between school managers and employees, analyzing how the concentration or delegation of power influence and/or are determinant factors in (de)motivation, assessing the dichotomy between centralization and decentralization and its impact on management, leading towards educational autonomy. The methodology used was a case study, conducting a descriptive research, using a quantitative and qualitative research. We can conclude that the school leader contributes greatly to the motivation of employees; their direction apprehend that there is an influence process characterized by a reciprocal relationship between leader and follower, not necessarily by a process of domination and power, but through cooperation and motivation of members.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10949
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois