Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10857

Title: Produção literária infanto-juvenil e literacia da leitura em Portugal (1998-2012): avaliação do impacto da coleção infanto-juvenil, nas bibliotecas escolares, da rede de bibliotecas de Évora, na promoção da literacia da leitura
Authors: Bravo, Isabel Maria Messias Alves Rodrigues Ventura
Advisors: Vaz, Francisco António Lourenço
Keywords: Biblioteca escolar
Coleção infanto-juvenil
Literacia da leitura
Promoção da leitura
Redes de bibliotecas de Évora
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nesta dissertação de mestrado avalia-se o grau de proatividade da coleção infanto - juvenil na promoção da literacia da leitura nos alunos, nas bibliotecas escolares, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares da Rede de Bibliotecas de Évora. Esta avaliação fez-se a partir da análise das ações de promoção da leitura e dos instrumentos privilegiados desta ações -as obras literárias - dinamizadas pela biblioteca escolar, através de uma panóplia de fontes produzidas, na biblioteca escolar, e do testemunho dos seus profissionais. As conclusões do estudo indicam que a uma coleção infanto-juvenil facilitadora da promoção da leitura têm que corresponder, necessariamente, ações continuadas de promoção da leitura, que contribuam, efetivamente, para desenvolver a literacia da leitura nos alunos utilizadores da biblioteca escolar; ### ABSTRACT: This dissertation evaluated the degree of proactivity of Children and youth literature collection in promoting reading literacy in students, in the school libraries integrated into the School Libraries Network, from Évora Network of Libraries. This assessment was made based on the analysis of the promotion of reading and the chosen tools of this actions-the literary works – conducted by the school library using a variety of sources produced in the school library and the testimony of the professionals working there. The study's findings indicate that a children's and youth literature collection facilitator in promoting reading must correspond, necessarily, to continuous actions to promote reading, contributing effectively to develop reading literacy students who use the school library.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10857
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Isabel_Bravo_Final.pdf806.88 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois