Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10857
|
Title: | Produção literária infanto-juvenil e literacia da leitura em Portugal (1998-2012): avaliação do impacto da coleção infanto-juvenil, nas bibliotecas escolares, da rede de bibliotecas de Évora, na promoção da literacia da leitura |
Authors: | Bravo, Isabel Maria Messias Alves Rodrigues Ventura |
Advisors: | Vaz, Francisco António Lourenço |
Keywords: | Biblioteca escolar Coleção infanto-juvenil Literacia da leitura Promoção da leitura Redes de bibliotecas de Évora |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nesta dissertação de mestrado avalia-se o grau de proatividade da coleção infanto - juvenil na promoção da literacia da leitura nos alunos, nas bibliotecas escolares, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares da Rede de Bibliotecas de Évora. Esta avaliação fez-se a partir da análise das ações de promoção da leitura e dos instrumentos privilegiados desta ações -as obras literárias - dinamizadas pela biblioteca escolar, através de uma panóplia de fontes produzidas, na biblioteca escolar, e do testemunho dos seus profissionais.
As conclusões do estudo indicam que a uma coleção infanto-juvenil facilitadora da promoção da leitura têm que corresponder, necessariamente, ações continuadas de promoção da leitura, que contribuam, efetivamente, para desenvolver a literacia da leitura nos alunos utilizadores da biblioteca escolar; ### ABSTRACT:
This dissertation evaluated the degree of proactivity of Children and
youth literature collection in promoting reading literacy in
students, in the school libraries integrated into the School
Libraries Network, from Évora Network of Libraries. This assessment
was made based on the analysis of the promotion of reading and the
chosen tools of this actions-the literary works – conducted by the
school library using a variety of sources produced in the school
library and the testimony of the professionals working there. The
study's findings indicate that a children's and youth literature
collection facilitator in promoting reading must correspond,
necessarily, to continuous actions to promote reading, contributing
effectively to develop reading literacy students who use the school
library. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10857 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|