Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10794

Title: Efeito de uma intervenção de reabilitação psicomotora em funções executivas e capacidades psicomotoras complexas em idosos institucionalizados
Authors: Rosado, Hugo Filipe Zurzica
Advisors: Pereira, Catarina Lino Neto
Keywords: Idosos
Institucionalização
Funções executivas
Gerontopsicomotricidade
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Objetivo: Investigar os benefícios de um programa de reabilitação psicomotora em idosos institucionalizados, nas funções executivas e capacidades psicomotoras complexas (FECPC). Metodologia: A amostra integrou 48 participantes (836.7 anos), dos quais 23 pertenciam ao grupo experimental (programa de reabilitação), e 25 ao grupo controlo. As FECPC foram avaliadas pelo Trail Making Test (TMT) e Tower of London (TOL); os processos atencionais pelo Teste de Atenção-D2. Resultados: Os testes de comparação evidenciaram melhorias significativas no grupo experimental, nas variáveis: número de problemas resolvidos à primeira tentativa e totais, e no score total na TOL; total de acertos e de erros, e índices de concentração e de variabilidade no D2; e, principalmente, nas variáveis tempo e número de erros no TMT, p<0.05. Conclusão: A intervenção psicomotora promoveu melhorias nas FECPC dos idosos institucionalizados, com maior impacto, ao nível da capacidade visuoespacial e da velocidade de processamento de informação; ### Abstract: Objective: To investigate the benefits of a rehabilitation program on psychomotor institutionalized elderly in executive functions and complex psychomotor skills (EFCPS). Methodology: The sample incorporated 48 participants (836.7 years), of which 23 belonged to the experimental group (rehabilitation program), and 25 to the control group. Executive functions were assessed by the Trail Making Test (TMT) and the Tower of London (TOL); attentional processes were assessed by Attention Test-D2. Results: Comparison tests have shown significant improvements in the experimental group, in the following variables: number of problems solved on the first attempt, total number of problems solved and total score on TOL; total of hits and errors, concentration and variability rates on D2; mainly on time and number of errors on TMT, p<0.05. Conclusion: The psychomotor intervention promoted improvements in EFCPS institutionalized elderly, with the greatest impact at the level of visuospatial ability and speed of information processing.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10794
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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