Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10770

Title: As necessidades educacionais dos alunos de escolas públicas paraenses em língua inglesa e a formação de docentes dessa língua na UFPA
Authors: Mácola, Cristina da Conceição Costa
Advisors: Costa, Paulo Lampreia
Keywords: Currículo
Formação docente
Lingua inglesa
Escolas públicas
Necessidades educacionais
UFPA
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O aprendizado da Língua Inglesa, no Brasil, há muito tem sido restrito ao desenvolvimento das habilidades comunicativas de compreensão e produção escrita. No Pará, nem o desenvolvimento destas habilidades têm sido concretizado. No Ensino Fundamental, o aprendizado desse idioma é restrito à assimilação de um parco vocabulário, e, no Ensino Médio, envolve uma gramática instrumental de emergência e dicas para um concurso para uma vaga na universidade. Na busca por uma das causas deste problema, nós realizamos uma investigação curricular no curso de formação docente em Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, a UFPA. Primeiro, definimos algumas necessidades educacionais dos alunos das escolas públicas do Pará, depois investigamos se a formação do professor de inglês estava vinculada a essas necessidades. Na investigação curricular, selecionamos uma turma de formando do curso docente de Língua Inglesa, coletamos a opinião dos alunos, dos professores e da direção, através de questionários e entrevistas. Realizamos uma breve análise documental da universidade e algumas observações do complexo acadêmico. Recorremos à análise de conteúdo para a interpretação dos dados qualitativos e à estatística descritiva simples para a interpretação dos dados quantitativos. A investigação curricular constatou que a faculdade busca o equilíbrio entre teoria e prática docente através do desenvolvimento teórico-científico-cultural-social do professor de inglês. Mas que, apesar de contextualizar o aprendizado de seu aluno, ainda necessita capacitá-lo para contextualizar a própria aula para as necessidades dos alunos das escolas públicas paraenses; ### ABSTRACT: Learning English Language as a foreign language in Brazil has been a limited learning about reading and writing abilities. In Pará, none of these abilities have been learned at all. In educational systems of Pará, children in middle1 school develop only a small vocabulary, and children in high school develop only a grammar program aiming a contest to get in a university. Seeking a cause of this problem, we developed a curriculum study in an English Language Lecture Graduate Program at the Federal University of Pará. First, we defined some learners’ needs from public schools in Pará then we investigated if English Language curriculum aimed those necessities. Through the curriculum study we questioned the headmaster, the teachers of a specific group of English teaching students as well as the students themselves about their university program. We used questionnaires and interviews, made some willful observations of the university complex and we did a document analysis. The process of interpreting information was based on a content analysis of qualitative data and a simple descriptive statistics to quantitative data. Our curriculum study evaluated the university as a college that tries to achieve a proper balance between theory and teaching practice. However, as future English teachers of Pará, their students need to improve their ability to teach the public school students accordingly learner´s needs.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10770
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
00 - TESE Versao Final Alterada Corrigida 18NOV2013.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois