Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10766

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância
Authors: Pita, Maria João Melícias
Advisors: Canavarro, Ana Paula
Keywords: Educação pré-escolar
Exploração da matemática
Colégio Fundação Alentejo
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório de estágio refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, desenvolvida no Colégio Fundação Alentejo, em 2012/13, pela aluna Maria João Melícias Pita, tomando como foco específico a exploração da Matemática na Infância, enquanto área fundamental da educação. Foi um trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres, nas duas valências, Creche e Jardim-de-Infância, cujo principal objetivo foi o desenvolvimento da capacidade de usar a matemática para comunicar, raciocinar e resolver problemas, explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Este estudo pretendeu analisar, no decurso da prática, quais as aprendizagens adquiridas pelos alunos decorrentes do trabalho desenvolvido ao longo desse período, e de que forma o educador de Infância pode contribuir para as crianças construírem a sua relação com a matemática. O relatório inclui uma abordagem teórica sobre a exploração da matemática na educação pré-escolar, nomeadamente sobre o desenvolvimento do sentido do número nas crianças, que permitiu fundamentar a proposta e as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio. A concluir, realço neste estudo a importância crucial do papel do educador na exploração da Matemática, nomeadamente para o desenvolvimento do sentido do número com as crianças, proporcionando atividades adequadas e relacionadas com o contexto das crianças; ### ABSTRACT: This report refers to the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, developed in the Colégio Fundação Alentejo, in 2012/13, by Maria João Pita Melícias, having as specific focus the exploitation of the learning of Mathematics at the Childhood.. This pratice was developed during two semesters, in Nursery and KinderGarden, and the main objective was the development of children’ s ability to use mathematics to communicate, reason and solve problems, exploring the concepts and skills associated with the development of number sense. This study aims to analyze, in the course of practice, the learning acquired by students arising from the work during this period, and how the childhood educator can help children build their relationship with mathematics. The report includes a theoretical approach to the exploration of mathematics in pre-school education, in particular on the development of number sense, which supports the proposal and the tasks carried out during the practice. In conclusion, this study highlights the crucial importance of the educator's role in the exploration of mathematics, particularly in the development of number sense, providing appropriate activities and related to the context of children.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10766
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese de mestrado Maria João Pita 05-01-2014.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois