Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10764

Title: Ser educador cooperante: contributos do processo de supervisão para o seu desenvolvimento profissional
Authors: Pastaneira, Paula Alexandra
Advisors: Folque, Maria Assunção
Keywords: Supervisão pedagógica na formação inicial
Desenvolvimento profissional
Colaboração
Reflexão
Mudança das práticas
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo tem como objetivo geral a compreensão e a reflexão sobre o modo como a supervisão pedagógica em formação inicial, influencia o percurso de desenvolvimento profissional dos educadores cooperantes, em torno da sua prática pedagógica. A intenção de dar “voz” às educadoras cooperantes, relativamente ao processo de supervisão pedagógica, emerge da reflexão que temos vindo a desenvolver no desempenho das funções de educadora cooperante da Universidade de Évora. A partir desta problemática, a metodologia utilizada foi a de inquérito por entrevista, realizada a dez cooperantes da Universidade de Évora, no ano letivo 2011/2012, em que exerciam funções de educadoras cooperantes no Mestrado em educação pré-escolar O estudo evidência a importância que os educadores cooperantes atribuem ao papel que exercem de supervisores, assim como à sua formação contínua. Evidencia ainda as abordagens reflexivas e colaborativas de todo o processo que potenciam o desenvolvimento profissional e as mudanças das práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam também a satisfação e o apoio que sentem por parte dos docentes da Universidade, ainda que não considerem que exista uma colaboração, em termos organizacionais, entre esta parceria; ### ABSTRACT: TO BE A COOPERATING EDUCATOR: CONTRIBUTIONS TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT The main aim of this study is the understanding and reflection, on the way how pedagogical supervision in the initial training, affects cooperating educators professional development course ,around their pedagogical practice. The purpose of giving "voice" to cooperating educators, in what concerns the process of pedagogical supervision, emerges from the reflection that we have been developing in the performance of cooperating educator functions at the University of Évora. Based on this issue, the methodology used was the survey interview, conducted to ten cooperating educators at the University of Évora, in 2011/2012 academic year, in which they had cooperating educators functions, by teaching Master in preschool education students. The study highlights the importance that the cooperating educators give to their role of supervisors, as well as to its continuous training. It shows us how they value the reflective and collaborative approaches in all the process that intensifies the professional development and the assumption of change in their teaching practices. The results also show the satisfaction and support they had from the teachers, though, they do not consider the existence of cooperation, at the organizational level between this partnerships.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10764
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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