Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10761

Title: Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo
Authors: Rosário, Fernanda Manuela Bonecas do
Advisors: Magalhães, Olga Maria Santos de
Keywords: Combate ao insucesso
Projeto Fénix
Evolução dos resultados escolares
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O combate ao insucesso académico e escolar faz parte do sistema educativo desde a democratização do ensino em Portugal. As novas realidades sócio económicas que constroem a escola exigem medidas adequadas aos contextos específicos, à escola concreta. Neste âmbito, surgiu o Programa Mais Sucesso Escolar que promoveu a implementação de projetos feitos e aplicados por escolas, com resultados comprovados. O Projeto Fénix foi uma das modalidades colocadas ao dispor das escolas. Assenta numa organização da escola diferente, numa abordagem flexível do currículo e na promoção do sucesso escolar para além do sucesso académico. O presente estudo pretendeu evidenciar que tipo de evolução se registou nos resultados escolares dos alunos em duas das disciplinas intervencionadas. Concluiu-se que, no geral, a maioria dos alunos manteve as suas classificações ao longo do triénio 2009 – 2012 e que a implementação do projeto promoveu um apoio mais individualizado aos alunos em dificuldades e o desenvolvimento profissional dos professores; #### Abstract: Title: Exploratory study of the results of the implementation of the Phoenix Project – evolution of students’ grades in the subjects of Portuguese Language and Mathematics between 2009 and 2012 in a school from the Alto Alentejo Fighting school failure is a part of the educational system in Portugal since its democratization. The new social and economical realities that compose today’s school demand local and school based responses to the matter. The Program More School Success promoted the implementation of programs built by schools and carried out with a positive outcome. The present study aims to assess the evolution of student’s grades between 2009 and 2012 in the two subjects object of intervention. We have concluded that, in a broader sense, most students maintained their grades between 2009 and 2012 and that the implementation of the project promoted a more individualized support to struggling students and a professional development of the staff.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10761
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Estudo exploratório dos resultados da aplicação do Projeto Fénix_Fernanda_Rosário_2013_revisto_jú.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois