Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10744
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança |
Authors: | Bonito, Sofia Isabel Valeriano |
Advisors: | Godinho, Maria de Fátima |
Keywords: | Linguagem oral Escrita Interações adulto-criança Aprendizagem |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em creche e jardim de infância do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo aprofundar e demonstrar a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, e como o promovi e intencionalizei durante o estágio.
Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem, as perspetivas de Piaget e Vygotsky, o conceito de literacia, a relação entre oralidade e escrita, os níveis didáticos da escrita e a relevância do papel do educador enquanto mediador promotor de aprendizagens.
Este relatório inclui o descritivo do processo de investigação-ação desenvolvido, de forma a compreender a relação educativa ao longo do estágio e como esta se revelou uma mais-valia no desenvolvimento da literacia.
As interações adulto-criança assumiram-se como fundamentais no desenvolvimento das crianças, pois intencionalmente assumi o papel de “andaime” nas suas aprendizagens; #### Abstract:
Supervised Teaching Practice in Preschool Education: oral language and approach to writing in the learning process of the child
This report emerges in the context of curricular unit of Supervised Teaching Practise I and II at daycare and preschool of the masters in Pre-School Education and has as purpose deepen and demonstrate the importance of oral language and approach to writing in the learning process of the child, as I have promoted and intencionalizei during the probationary period.
I shall present the theoretical that endured the reflection on the theme, focusing the stage of language development, the Piaget and Vygotsky perspectives, the literacy concept, the connexion between orality and writing, the didactic writing level and the educator relevance role while learning mediator promoter.
This report includes the development descriptive of the process of research-action, in order to understand the educational relationship along the stage and as this has proved to be a far more valuable in the development of literacy.
The adult-child interactions assumed as fundamental in the development of children, because intentionally, I took the role of "scaffolding" in their learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10744 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|