Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10733

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia
Authors: Rebocho, Cláudia Cristina Valadas
Advisors: Godinho, Maria Fátima
Keywords: Prática de ensino supervisionada
Estágio
Cooperação
Relação escola-familia
Desenvolvimento e aprendizagem
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório centra-se na Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num contexto de Creche e Jardim de Infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os vinte e um meses e os seis anos de idade. Este trabalho é o resultado de uma prática de carácter investigativo que engloba uma abordagem explicativa da temática da relação escola-família e os seus pressupostos, no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Neste sentido foi elaborada uma fundamentação teórica que diz respeito a saberes sobre a importância que pode admitir uma relação positiva entre as famílias e as instituições para a infância. Os resultados provenientes deste trabalho visam dar a conhecer que o facto de existir uma parceria entre a família e a instituição pré-escolar permite que seja uma mais-valia no desenvolvimento integral das crianças; ### ABSTRACT: This report focuses in the Supervised Teaching Practice, with the purposed to obtain a Master's degree in Pre-school Education. This corresponds to the explanation of work developed in the context of Nursery and Kindergarten, with a group of children aged between twenty-one months and six years old. This study is the result the of a investigation practice that encompasses an explanative approach to the topic of the relation school-family and its tenets in regard to child development and learning. In this way, an theoretical framework was build that deepens knowledge about the importance that cooperation between the family's and the institutions have for the infants. The results from this study demonstrate that the fact that there is a partnership between the family and Pre-school institution allows it to be an asset in the integral development of children.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10733
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório de Estágio final.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open
apêndices final .pdf441.05 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois